BALÕES PORTUGAL

.

sábado, 11 de outubro de 2014


VALADARES VOLTOU A LANÇAR O SEU BALÃO NAS FESTAS DE SAN CAMPIO/2014
A TRADIÇÃO DA FESTA FOI RECUPERADA APÓS ANOS BANIDOS DEVIDO AO RISCO DE INCÊNDIO. 


A população da cidade de Valadares, Vigo, Espanha, passaram anos tentando recuperar uma das suas mais antigas tradições na festa de São Campio, a de lançar um grande balão de papel, o que foi proibido no ano passado por causa do risco de incêndio, isto porque o artefato foi lançado com mecha acesa. Este ano, finalmente, depois de testes que falharam em anos anteriores, foi enchido com ar quente e hélio e o balão de cerca de cinco metros de altura e quatro de largura, sobrevoou o céu da paróquia.
O autor do globo, o escultor Remigio Davila declarou poucos minutos após o lançamento que "finalmente conseguimos isso, e apesar de não ir como queríamos, o fato é que o balão está no ar." Ele disse que "ter ar quente, enquanto houver sol, permanecerá voando."
Este lançamento ocorreu após o término da procissão de San Campio, como foi feito nos anos 70 e o balão, conhecido como "bicoi", (Bocoi em galego), nome proveniente do formato de um barril, se elevou ao céu com as cores branca e vermelha, igual as da bandeira de Vigo, sendo uma tradição similar ao popular Globo de Betanzos.
As Festas de San Campio de Valadares decorreram entre os dias 29 de Agosto até 1 de Setembro/2014, com forte adesão da sua população que se reuniu na primeira missa e depois na procissão, assistindo também ao lançamento do seu globo, do qual contou também com a presença do prefeito de Vigo, Abel Caballero.
As festividades terminaram no dia 1 de Setembro, com um desfile de carros alegóricos e a realização de vários jogos populares, além de uma grande baile com música popular que aconteceu durante a noite.

Sem comentários:

Enviar um comentário