BALÕES PORTUGAL

.

domingo, 12 de outubro de 2014


PONTEAREAS LANÇOU OS SEUS BALÕES/GLOBOS NAS FESTAS DE SAN MIGUEL/2014
A LOCALIDADE TAMBÉM CELEBROU O DIA DE SAN MIGUEL COM PROCISSÃO E ATOS FESTIVOS


Mês de Setembro é o mês de duas grandes festas que que se realizam anualmente na vila de Ponteareas e este ano tiveram lugar nos dias 6, 7 e 8, as comemorações da Virgem dos Remédios e nos dias 27, 28 e 29 dedicado ao padroeiro San Miguel.
Grande destaque para o lançamento dos balões/globos de papel de San Miguel, uma tradição que se recuperou há uns dez anos e que em cada edição tem vindo a reunir um maior número de assistentes. Os três balões/globos lançados este ano, alcançaram uma grande altura e foram observados durante longo tempo pela população, graças ao céu se encontrar completamente azul sem nuvens.
Nenhum dos três balões/globos falhou. Ponteareas consolidou na manhã do dia 29 de Setembro uma tradição das festas da vila, recuperada há uns dez anos e que nesta edição reuniu várias centenas de pessoas que assistiram aos lançamentos.
O primeiro dos exemplares de cor verde e azul, entusiasmou o público, sobretudo as crianças que contemplaram impacientes a fase de lançamento. Primeiro esquentando o interior com ar quente e depois, a colocação e acendimento da mecha.
A subida, um pouco tímida, mereceu o aplauso do público, que noutras edições frustraram-se ao ver que não subiam ou mesmo se queimavam antes de serem largados.
O segundo balão/globo, todo decorado com desenhos, destacando-se a cor laranja, foi que mais rápido subiu, onde uma vez mais arrancou o aplauso instantâneo do público.
Por último, o terceiro balão/globo de maiores dimensões, com especial colorido, gerou mais impaciência pois foi mais difícil de encher com ar quente, pelo que completada esta tarefa, saiu com força buscando o céu e merecendo outro aplauso.
Com o lançamento dos três balões/globos de San Miguel “consolidou-se a recuperação da nossa tradição” explicou o responsável pelo departamento da Cultura, Andrés Sampedro.
Muitas das pessoas que assistiram ao lançamento, estiveram durante um longo período de tempo observando a trajetória dos balões/globos.
Em todas as festas de Ponteareas, mesmo na de Corpus Cristo, os balões/globos
já eram tradição há mais de cem anos. “Com o tempo foi-se esquecendo como se elaboravam, por isso nos últimos anos fizemos oficinas de aprendizagem. Este ano, uma das oficinas foi realizada na Feira Tradicional, que serviu para recuperar como se constrói os balões e como se brinca com esta tradição”, explicou o principal responsável das festas.
Os balões/globos confecionados este ano, foram realizados pela animadora da oficina e por vários voluntários que se uniram ao projeto. O Corpo de Bombeiros local, também colaborou com a sua presença, fazendo deslocar para o local de lançamento uma viatura de incêndio que assim esteve de prevenção e atento ao que se pudesse passar.
As festividades terminaram com a procissão em honra de San Miguel pelas ruas antigas da cidade, acompanhada pela Banda de Música Juvenil de Xinzo. Numerosos devotos participaram e colaboraram com oferendas ao santo.

Sem comentários:

Enviar um comentário