BALÕES PORTUGAL

.

domingo, 15 de dezembro de 2013


ILHA DA MADEIRA PREPARA-SE PARA A TRADIÇÃO DO BALÃO DURANTE OS FESTEJOS DE NATAL /2013 E PASSAGEM DO ANO NOVO

Mais uma vez, a Ilha da Madeira prepara-se para celebrar as festividades do Natal de 2013, com uma das tradições mais praticadas ao longo de vários anos, que é o lançamento de balões de ar quente feitos em papel de seda, também conhecidos por “balões sãojoaninos”.
Esta tradição, celebrada ao longo dos tempos, existe desde a década de 60 e foi trazida por emigrantes madeirenses que viveram no Brasil.A sua prática tem início uma semana antes do Natal, entrando pela passagem do Ano Novo, até quase o fim do mês de Janeiro, com muitas famílias a celebrarem desta forma os festejos natalícios.
Os concelhos que mais se dedicam a esta tradição são a Ribeira Brava e Ponta do Sol, onde vários balões estão sendo confecionados há quase um mês.
Baloeiros, já com certa fama nesta tradição da Ilha da Madeira, entre alguns como João Albino e João Reis (JKA), do concelho de Ribeira Brava, da localidade de Corujeira-Tábua, Élio Varela da freguesia de Canhas e Bruno Martins da Lombada de Ponta do Sol, ambas do concelho de Ponta do Sol, já somam grandes quantidades de balões construídos e preparados para serem lançados a partir do dia 21 de Dezembro de 2013.
Bruno Martins, da equipa de baloeiros da Lombada de Ponta do Sol, conta já com mais de 150 balões prontos a serem lançados. Sendo o administrador da página oficial no facebook de “Balões da Eira das Pedras”, que é dedicada a divulgação da tradição dos balões por toda a região, Bruno informou-nos que “este ano devem ser batido todos os recordes de lançamento de balões na Ilha da Madeira. Aliando-se a estes grupos de baloeiros, temos que contar com as várias famílias que vivem nestas localidades e que também tem por tradição lançar balões nesta época. Pelo menos, no nosso concelho de Ponta do Sol temos três localidades (Lombada de Ponta do Sol, Canhas e Monte das Peras) em que a atividade baloeira é intensa. O mesmo acontece no concelho de Ribeira Brava, na localidade de Corujeira-Tábua, que também tem a mesma tradição".
BalõesPortugal divulga desde já, as primeiras imagens de balões já construídos na Ilha da Madeira, que em breve irão colorir e iluminar os céus, fazendo a alegria de muitos madeirenses nesta quadra festiva.

 BALÕES DE ÉLIO VARELA - CANHAS - PONTA DO SOL

BALÕES DE JOÃO REIS (JKA) - CORUJEIRA - RIBEIRA BRAVA

BALÕES DE BRUNO MARTINS - LOMBADA DE PONTA DO SOL

2 comentários:

  1. A TEAM MONTE DAS PERAS CONSTITUIDA POR 6 ELEMENTOS:

    NELSON BARRETO
    NUNO PERA
    AGOSTINHO PERA
    ALEX PERA
    ANDRE DRUMOND
    JOSÉ CARLOS(PILHATES)

    nós estamos situados mesmo de frente com a eira das pedras desde a 3 anos para cá que começamos a nos juntar para esta pratica que é tão nossa!

    NAO A PODEMOS DEIXAR MORRER.

    acho que deveria haver mais dialugo entre os menbros de cada grupo pois temos um fim comun que e nao deixar esta pratica se estinguir e preservala.

    desde ja o bem aja a todoso vocÊs parabens por esta pagina e deixo aqui a dica, nós temos serca de 120 baloes para deitar apartir do dia 29 de desembro até meados de janeiro.. sem contar que ja deitamos alguns desde as quadras festivas comelarem desde dia 21 de desembro. temos serca de 120 baloes para serem lançados ao ar!!

    VAMOS ENCHER OS CEUS DE COR E MAGIA!!


    FORÇA E UM ABRAÇO DO MONTE DAS PERAS A TEAM DOS CANHAS E LOMBADA.

    att: nelson barreto

    ResponderEliminar
  2. ha ja agora falo em dialugo porque nos temos tambem um grupo. ha varios grupos ca de baloeiros e gostariamos de partilhas convosco os nossos baloes as nossas artes como vejo ca dos canhas tabua e lombada. faltam as do monte :D

    um forte abraço.

    ResponderEliminar