BALÕES PORTUGAL

.

sábado, 7 de dezembro de 2013


FESTIVAIS DE BALÕES SÃOJOANINOS
SESIMBRA - LISBOA/2013
FESTIVAL “ILUMINA-ME” PROPORCIONOU UM BELO VISUAL NO CÉU DESTA VILA COM LANÇAMENTO DE 1000 BALÕES.


ILUMINA-ME, foi o nome dado ao Festival de Balões de ar quente de papel de seda, que também se realizou no dia 30 de Novembro de 2013, na praia do Ouro em Sesimbra, pleno centro da vila.
O evento foi promovido pela CERCIZIMBRA (Cooperativa para Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Sesimbra) em parceria com a Câmara Municipal de Sesimbra) e outras entidades e associações do Concelho, que assinalou assim o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e o Ano Europeu dos Cidadãos, onde foram recolhidos donativos a favor do Centro de Atividades Ocupacionais da Cercizimbra.
O festival começou no horário previsto às 21hs30, e contou com a participação de cerca de um milhar de pessoas. Uma hora antes do lançamento, foram postos a venda os mil balões que rapidamente se esgotaram. A verba angariada pela venda dos balões que custaram 3 euros por unidade, reverteu em favor do Centro da CERCIZIMBRA, ajudando assim, esta cooperativa de solidariedade social, que há mais de três décadas acolhe, reabilita e trabalha pela integração social e bem-estar de pessoas portadoras de deficiência motora e intelectual.
Os balões, considerados biodegradáveis, eram de modelo “Lanternas Chinesas”. Apesar de todos os exemplares terem sido de cor branca no papel, os mesmos não deixaram de proporcionar um lindo e gigantesco visual luminoso no céu, o que provocou um forte entusiasmo e admiração por parte dos adultos, jovens e crianças que pouco a pouco iam fazendo subir os seus balões no extenso areal da praia do Ouro.
A organização do Festival ILUMINA-ME, contou também com a presença e colaboração de uma equipa do Corpo de Bombeiros Voluntários de Sesimbra e outra da Proteção Civil, ambas com duas viaturas de apoio, além de vários elementos da Câmara Municipal de Sesimbra que controlaram os acessos do local para outras artérias da vila, ficando assim a área do evento com livre-trânsito, para que o público pudesse assistir tranquilamente a realização do festival.
O lançamento dos balões foi contemplado ao mesmo tempo com som musical em gravação, instalado na praia, tornando o evento muito mais atrativo. O areal da praia do Ouro foi também iluminado com tochas de fogo, que também serviram para que os participantes pudessem acender as mechas dos seus balões.
No fim do espetáculo, apesar de algum frio, a noite que se encontrava com o céu completamente limpo e estrelado, muitos dos participantes resistiram em ficar no local para ver os últimos balões sumirem de vista, sobrevoando em direção ao mar.
Com o sucesso garantido desta primeira edição do Festival de Balões ILUMINA-ME, é praticamente certo a realização de um segundo evento para o ano de 2014, em Sesimbra.
Deixamos aqui publicadas as belíssimas imagens e vídeos do festival, nos momentos registados por BalõesPortugal que também presenciou o evento.     

Sem comentários:

Enviar um comentário