BALÕES PORTUGAL

.

domingo, 20 de outubro de 2013


VIDEO “SÃO JOÃO BALOEIRO” DIVULGA OS MELHORES MOMENTOS DOS FESTEJOS DO SÃO JOÃO DO PORTO DE 2013


É sem dúvida nenhuma, o melhor vídeo feito e publicado, referente a tradição da arte baloeira em Portugal. "SÃO JOÃO BALOEIRO" foi uma proposta de intercâmbio cultural internacional em torno de uma tradição que uniu Portugal e o Brasil, nos Balões de São João.
Em residência, no espaço "Maus Hábitos", o artista Paulo Paes e o mestre baloeiro Luciano Britto pensaram uma série de atividades em torno da tradição dos balões, para desenvolver na cidade. Esta residência artística que contou com o apoio da Fundação Nacional de Arte - FUNARTE / Ministério da Cultura do Brasil e Secretaria de Estado da Cultura/ DGARTES, realizou uma exposição de trabalhos do artista plástico, Paulo Paes, intitulada PNEUMÁTICA, que reuniu várias peças -- balões de ar quente - de grande dimensão, cruzando o popular com o erudito, formas tradicionais e procedimentos experimentais numa identidade poética singular que foi acolhida no espaço "Maus Hábitos" na cidade do Porto.



PNEUMÁTICA - Exposição de Balões de São João de grandes dimensões;
OFICINA ABERTA - Oficina experimental de construção de balões de ar quente, orientada pelo artista plástico Paulo Paes e pelo mestre baloeiro Luciano Britto;
INTERVENÇÕES URBANAS - Largadas de balões em praças do centro da cidade que decorreram durante as festividades do São João; uma Revoada, largada de 100 balões de 1 metro e 2 balões de 4,5m com mecha, e uma largada de 2 balões de 10 metros, um na noite e outro na manhã de S. João. Inclui também a participação de alguns balões das equipas baloeiras Turma Lusa de Lisboa e Turma Arte Invicta do Porto.

Sem comentários:

Enviar um comentário