BALÕES PORTUGAL

.

sábado, 19 de outubro de 2013


FESTIVAL DE PAPAGAIOS GIGANTES DE SUMPANGO/2013

DIA 01 DE NOVEMBRO DE 2013


Já se encontra em fase final os preparativos para a realização do Festival de 2013 de Papagaios Gigantes, mais conhecido como o Festival de “Barriletes Gigantes” que todos os anos se celebra a 01 de Novembro, dia de Todos os Santos, na cidade de Sumpango, Sacatepéquez, Guatemala.
Neste dia, os “sumpangueros” exibem seus “barriletes”, um trabalho que leva meses a ser   construído, onde alguns possuem mais de 20 metros de diâmetro e assim dão continuidade a uma tradição com mais de 300 anos.

Esta tradição de lançar no céu “cometas multicores” se remonta dos tempos ancestrais, pois, anualmente as famílias da área recordam os seus parentes falecidos.
De acordo com uma lenda popular do município, a cada dia 01 de Novembro, os espíritos malignos invadiam os cemitérios para molestar as almas boas que descansavam nesse recinto. Tal incomodidade causava que as almas dos mortos vagavam inquietas pelas casas e vivendas humildes de Sumpango.
O relato histórico indica que como o problema persistia em cada celebração do “Dia dos Defuntos”, os sumpangueros decidiram consultar o fenômeno com os anciãos. A solução recomendada pelos guias da comunidade, foi forçar a retirada dos intrusos mediante ao lançamento em choque de pedaços de papel contra o vento.
Segundo os mais idosos, o impacto do vento contra o papel evitaria a moléstia. Por esse motivo, a população local dedicou horas a confecionar os objetos que derivaram os cometas em barriletes, cuja criação propiciou que finalmente, os espíritos bons ficaram tranquilos e deixaram de receber a visita indesejada.
Dado a importância que tem esta tradição de vários séculos, segundo o apelo das mensagens de paz e esperança por um mundo melhor retratado em cada barrilete, sendo estes batizados como os “BARRILETES DA ARTE”, levaram ao mundo a saudação de mil cores, elevando desta forma o nome de Sumpango Sacatepéquez.
O Ministério da Cultura e Desporto, segundo acordo ministerial nº 461-98, assinou em 30 de Outubro de 1998 a declaração de Património Cultural de Guatemala, referente aos Barriletes Gigantes do Município de Sumpango do Departamento de Sacatepéquez, que se realiza a 01 de Novembro de cada ano.
Em 15 de Dezembro de 2005 foram condecorados pelo Exmº Senhor Presidente da República de Guatemala, com o Galardão da Ordem Nacional de Património Cultural de Guatemala.
Deixamos algumas imagens de edições anteriores deste evento, único no mundo e prometemos voltar com nova reportagem, logo após a realização do festival de 2013.

Sem comentários:

Enviar um comentário