BALÕES PORTUGAL

.

sábado, 11 de abril de 2015


FESTIVAL DE BALÕES - KAMIHINOKINAI/2015
“NEVE NÃO ATRAPALHOU O LANÇAMENTO DE MAIS DE 100 BALÕES”


Realizou no passado dia 10 de fevereiro de 2015, mais uma edição do famoso Festival de Balões de papel na cidade de Semboku-Akita, distrito de Kamihinokinai, Japão.
Patrocinado pela Prefeitura de Akita, este evento possui um vasto historial que remonta já de muito tempo.
Este festival que se realiza anualmente no dia 10 de fevereiro, aconteceu entre as 18 hrs e 20.30 hrs, quando parte da população saiu para ver subir e apreciar o voo de mais de 100 balões com 8 metros de altura, que foram construídos por várias equipas baloeiras. Os balões foram decorados com pinturas de diversos desenhos de samurais ou mulheres bonitas, sendo que em alguns foram registados saudações por escrito, pois o objetivo deste evento é para se fazer um pedido. “Muitos desejos foram relacionados a uma boa colheita e uma boa saúde, mas hoje em dia as pessoas já desejam para a segurança rodoviária e sucesso nos exames também. Desejos de pessoas voam para o céu estrelado, balançando ao vento sobre os balões de papel”, referiu um dos organizadores do festival.

UM FESTIVAL DE LUZES FLUTUANDO

A parte oriental da província de Akita é uma verdadeira terra de inverno, onde a neve cai, durante 100 dias por ano. É também o lar do Festival Kamihinokinai Balão ou Kamihinokinai-no Kamifusen, um festival que é realizado para trazer boa sorte ao ano seguinte. Em uma tradição que foi mantida por pelo menos 100 anos, as pessoas do bairro Kamihinokinai, e sete outros distritos ao redor da área de Nishiki, em Senboku City, enviavam os seus desejos para o céu em forma de balões de papel iluminados. O dia do festival, ocorre sempre a 10 de fevereiro, mas a preparação para estes balões, começa durante o mês anterior de dezembro. Os participantes praticam a colagem de papel juntos, em seguida, decoram com desenhos coloridos, como as mulheres bonitas ou samurais e, finalmente, a colocação de anéis de bambu nos balões para a estrutura da sua boca. Na noite do dia 10, bolas de pano embebidas em óleo são colocados nas bocas dos balões que ao serem acesas, fazem os balões de ar quente subir, ornamentando o céu noturno.
Alguns acreditam que o povo da região aprendeu a fazer estes balões do período Edo-homem da Renascença Gennai Hiraga. Um escritor, médico, cientista e inventor, Hiraga visitou na altura, a área para melhorar a produção nas minas de cobre locais, e pode ter aprendido sobre as técnicas para a criação destes balões de luz. Ao longo dos anos, aqueles que criam esses balões, terão usado para orar por muitas coisas: uma boa colheita, a boa saúde de suas famílias, o sucesso do negócio, ou até mesmo uma condução segura.
O festival em si também é motivo de festa na sua gastronomia, com comida saudável e bebida que mantém os participantes e espectadores quentes e de bom humor. Junto com os balões iluminados, com centenas de orações sendo enviados para os céus, a noite é também pontuada com uma queima de fogos, que garante uma noite brilhante no auge do inverno.
BalõesPortugal, regista mais uma vez, um vídeo e algumas imagens deste festival de 2015.


VIDEO

Sem comentários:

Enviar um comentário