BALÕES PORTUGAL

.

quinta-feira, 13 de novembro de 2014


OHTENCO - MILPA ALTA/2014
XVIII CONCURSO INTERNACIONAL DE GLOBOS/BALÕES DE PAPEL DE AR QUENTE


A população de Santo Agostinho Ohtenco, preparou-se para celebrar o Dia dos Mortos e receber o tradicional ritual de despedida e almas através do XVIII Concurso Internacional de Globo/Balões de Ar Quente feitos em papel de seda, que se realizou nos dias 1 e 2 de Novembro de 2014.
O evento contou também com a primeira reunião de professores de países participantes como El Salvador, Colômbia, Brasil, França, Equador, Chile, Espanha, Argentina e Peru, anunciou Victor Hugo Monterola Rios, chefe de delegação em Milpa Alta e da Comissão sobre Eventos especiais do festival, que recebeu cerca de 20 mil visitantes nesta edição.
O chefe da delegação, disse que, no caso de Santo Agostinho Ohtenco, a celebração foi realizada a nível internacional, graças ao trabalho e o esforço de seus habitantes, que, ano após ano, são enriquecidos com novos elementos, como o de 2014, quando se realizou o "Primeiro Encontro de Professores na Arte Baloeira".
Monterola Rios explicou que a tradição dos balões é de fazerem os moradores guiarem os mortos em seu caminho para o mundo dos vivos e despedirem-se das almas da mesma maneira.
"Esta tradição foi reafirmada com a competição que reuniu os melhores artistas e especialistas na fabricação de balões, onde destacou a participação dos mesmos baloeiros em Ohtenco", disse.
Nesta edição do concurso, o tema escolhido foi a "Cultura Maya", contemplado com o lançamento de cerca de 300 balões, que variaram entre um metro a 25 metros de altura, sendo feitos com cinco mil folhas de papel.
Para além de participarem várias Turmas do México, também foram lançados balões de quatro países convidados (Colômbia, França, Espanha e Brasil). Para os visitantes, houve oficinas para fazerem balões e lanternas de bambu, forrados de papel de seda.
O festival foi realizado na propriedade Ixocopa, localizado entre a Avenida Ninos Heroes e Meadow Street, ao lado do Civic Plaza de San Agustin Ohtenco, onde a entrada foi gratuita. Além da competição, realizaram-se também atividades artísticas, culturais e musicais, bem como a apresentação de grupos de dança folclóricas de várias localidades do México e venda de comidas típicas.
A tradição desta comunidade milpaltense indicou que as lanternas feitas de bambu, forradas com papel de seda e iluminadas no seu interior, colocadas na entrada das casas, representam o caminho que devem percorrer os espíritos do além para onde um dia eles irão viver. Portanto, os globos/balões feitos com papel colorido, são os guias que devem seguir as almas para fazerem regressar ao lugar onde repousam até o próximo ano.
BalõesPortugal divulga algumas imagens do lançamento dos balões, bem como o vídeo do festival.



Sem comentários:

Enviar um comentário