BALÕES PORTUGAL

.

domingo, 23 de novembro de 2014


FESTIVAL DE BALÕES EM TAUNGGYI/2014
"BALÃO FOGUETEIRO EXPLODIU CAUSANDO MORTOS E FERIDOS"

Duas pessoas morreram e pelo menos mais doze ficaram feridas gravemente, após um acidente devido a explosão de fogos de artifício de um balão fogueteiro, na noite de 01 de Novembro, a segunda das noites na realização do famoso festival do balão em Taunggyi.
"Onze pessoas foram admitidas em nosso hospital", disse o Dr. Paw Tun Oo, superintendente médico no Hospital Sat San Tun Geral de Taunggyi. "Dois homens morreram no dia seguinte devido a queimaduras graves."
Aung Ko Lat, 19, e Khun Hla Sein, de 37 anos, ambos de Taunggyi, morreram na tarde do dia 02 de Novembro, como resultado do incidente. Khun Hla Sein era um membro da equipe baloeira de Khun Tan, cujo balão causou o incidente fatal na categoria de “Fogueteiros”, durante a competição noturna.
De acordo com fontes do hospital, duas mulheres estão em estado crítico, enquanto os outros sete internados estão fora de perigo, mas ainda sob tratamento. Outros três feridos foram internados em um hospital privado em Taunggyi.
O balão de ar quente da equipe baloeira de Khun Tan foi lançado à meia-noite, como parte da famosa competição de balão de fogo da cidade, que marca o dia da lua cheia de Tazaungdaing.
Ele subiu como planejado e a equipa estava comemorando o seu sucesso quando a válvula de pára-quedas no topo da gaiola com foguetes pirotécnicos explodiram, fazendo-a cair de repente, ao mesmo tempo que os fogos de artifício caseiros ligados à cesta de quadros do balão se inflamaram. Alguns espectadores permaneceram no caminho do balão onde caíra, apesar de um aviso de segurança que momentos antes do lançamento, os membros do júri da comissão do concurso fizeram.
"O balão subiu cerca de cem metros e caiu à direita para cima da multidão", disse Sai Lua, que testemunhou o evento. "A maioria das pessoas gritou e avisou os outros para correr, mas alguns não conseguiram fazê-lo. Eles estavam ocupados com seus celulares, quando levaram com os destroços do balão e dos fogos ainda em disparos durante a queda."
Tal incidente é uma característica angustiante mas, infelizmente familiar do festival, onde os acidentes envolvendo pirotecnia são comuns. No entanto, os moradores de Taunggyi disseram que o incidente dessa noite terá sido um dos piores de sempre.
"Eu nunca vi um terrível acidente de balão de fogo nestes anos, porque este incidente provocou mais vítimas", disse Nyein Chan, de 32 anos, um dos residentes de Taunggyi que testemunharam o incidente no recinto do festival.
"Cerca de três pessoas estavam correndo, enquanto as chamas consumiam os foguetes. Nós gritamos com eles para não correrem, mas com tudo a cair do céu e com o barulho da explosão, eles não conseguiram ouvir-nos, porque estavam correndo com medo. Os bombeiros vieram e ajudaram a apagar as chamas, mas tudo foi terrível, e me parece que eles não vão sobreviver", acrescentou.


O governo do Estado Shan atribuiu uma assistência financeira para os feridos internados no hospital, com pequenas queimaduras e também para aqueles com lesões graves.
No entanto, porta-vozes do governo estadual não puderam ser contatados para comentar o incidente.


Autoridades e moradores de Taunggyi, disseram que os espectadores devem, no futuro, ouvir o aviso do comitê de competição para não ficarem perto dos balões fogueteiros, que geralmente levam cerca de 40 quilos de fogos caseiros, que são lançados no céu.


"Tais acidentes podem acontecer a qualquer momento", disse Tin Win, o secretário do comitê da competição dos balões. "Os espectadores precisam prestar atenção à advertência e cuidar de si, observando a direção do vento para entender a trajetória que os balões irão seguir.
Neste caso, a maioria dos espectadores não seguiu o nosso aviso. Todos os anos, temos que alertar as pessoas, incluindo as equipas baloeiras, com a sua segurança, mas apenas algumas nos ouvem. Se toda a gente ouvisse e seguisse as normas de segurança, um incidente tão triste como este não aconteceria", acrescentou.

 VIDEO
(Chamamos a atenção para as imagens do vídeo que são
consideradas muito fortes, o que poderá sensibilizar o espetador)

Sem comentários:

Enviar um comentário