BALÕES PORTUGAL

.

domingo, 23 de novembro de 2014


FESTIVAL DE BALÕES EM TAUNGGYI/2014
“UM SHOW DE LUZ E COR NO CÉU”


Mais um grande festival de balões realizou-se na cidade de Taunggyi, em Myanmar (Ásia). O acontecimento teve lugar na capital cultural do Estado Shan, iniciando-se a 31 de Outubro e finalizando no dia 06 de Novembro de 2014. Esta celebração foi realizada em torno da Lua Cheia de Tazaungmon, no dia em que é decretado feriado nacional em Myanmar, em que marca o fim da estação das chuvas, sendo também conhecido como o Festival das Luzes Tazaungdaing.
Embora a liberação de balões seja considerada uma oferenda aos céus para afastar os maus espíritos, ela está enraizada nas nações budistas e hindus, do qual é também comemorado na Tailândia, sendo conhecido como o Festival Loi Krathong. A tradição do balão de ar quente em Taunggyi foi iniciada pelos britânicos no final do século 19.
Hoje, este evento em forma de competição, é considerado um espetáculo que atrai a participação de diversas equipas baloeiras de muitos bairros deste estado e a presença de milhares de visitantes e turistas que assistem a este festival. Um evento excepcionalmente alto e vibrante, que na verdade parece ter algumas semelhanças com festivais de música ocidental de hoje: em primeiro lugar, porque o festival se realiza com uma abundância de música alta, com parque de diversão e muita comida e bebida servido em tendas temporárias, palcos de dança e bares até o amanhecer.
No entanto, os próprios balões marcam o Festival Taunggyi como algo distinto. Página feita por um número de equipas que estão inscritos na competição, eles são, naturalmente, o ponto focal para todo o evento. A diversão começou todos os dias no início da tarde; durante o dia aconteceram vários lançamentos com enormes balões de recorte, sendo os projetos criados em formas de animais.
Porém, ao cair da noite, a magia foi toda para os balões modelo “Barrica” com cerca de vinte metros cada, que participaram no concurso em duas categorias. Uns com decoração de lanternas luminosas que levaram painéis iluminados da mesma maneira. Outros na categoria de balões fogueteiros que também foram destaque, iluminando o céu com inúmeros fogos de artifício disparados há centenas de metros do solo. Entretanto, há a lamentar a explosão de um balão fogueteiro que aconteceu na segunda noite festiva, logo depois de ter sido lançado, o que provocou ferimentos em várias pessoas que assistiam ao lançamento, bem como em alguns integrantes da equipa responsável pelo balão. Este assunto será desenvolvido com mais pormenores numa próxima reportagem.
Deixamos aqui registados alguns dos momentos mais fantásticos que aconteceram nesta edição de 2014 no Festival de Taunggyi.

VIDEO

Sem comentários:

Enviar um comentário