BALÕES PORTUGAL

.

sexta-feira, 4 de julho de 2014


SÃO JOÃO DE BRAGA/2014
DESFILE DE TRADIÇÕES ATRAIU MEIO MILHÃO DE PESSOAS AO CORAÇÃO DA CIDADE
RUAS DA CIDADE FORAM PEQUENAS DURANTE OS 11 DIAS DE FESTEJOS DO S. JOÃO



Com o lançamento de um balão “Gigante” de 4 metros de altura, girândolas de foguetes e repiques festivos nos sinos das igrejas da cidade, assim foi a abertura oficial das Festas de São João de Braga, do qual cumpriu a tradição, tal como o resto do programa que foi marcado pela forte expressão cultural, exaltando os genuínos costumes da região minhota.
O Youth-Festival e os concertos noturnos atraíram os jovens.
O São João chamou a Braga mais de 500 mil pessoas de todas as regiões. A rua do Castelo foi pequena para tanta gente que quis assistir ao momento “Bombástico” das festas – uma pomposa concentração de grupos de bombos – e na Avenida Central era frequente o encontro com filarmónicas. Além disso, em 11 dias de festa, houve música popular e folclórica, fogos e procissões em honra do santo. O rei David e os pastores dançaram no cortejo sãojoanino, que saiu à rua na manhã do dia de São João, os gigantones e cabeçudos soltaram gargalhadas dos forasteiros, o inédito festival de cavaquinhos ocupou o Centro Histórico.
À noite, os grandes balões iluminados pelo fogo, o cheiro da sardinha assada, as farturas, os martelos coloridos e as vuvuzelas dominaram as atenções. O cortejo das rusgas atraiu também a multidão à Avenida da Liberdade, e a figura do S. João Batista, em plena Avenida Central, era paragem obrigatória para uma selfie (autorretrato), dada a luz que irradiava.
Principal atração turística do concelho, o São João terminou com um concerto de Rui Veloso, seguido do espetáculo piro-musical da Macedos Pirotecnia, que encheu o Estádio 1º de Maio.
Segundo a organização das Festas, cerca de 500 mil pessoas estiveram no centro de Braga para comemorar o S. João. 
Finalizamos com um apanhado de imagens que registam a grande enchente na abertura da festa durante o dia e na noite de S. João.


Sem comentários:

Enviar um comentário