BALÕES PORTUGAL

.

terça-feira, 1 de julho de 2014


SÃO JOÃO DO PORTO/2014
"FORAM AS FESTAS MAIS CONCORRIDAS DOS ÚLTIMOS ANOS"
FESTA ATRAIU MAIS DE MEIO MILHÃO DE PESSOAS. AUTARCAS DE GAIA E PORTO CUMPRIMENTARAM-SE NA PONTE NUM MOMENTO SIMBÓLICO.


Foi com sardinhas e marteladas que se festejou uma noite marcada pelo início de uma nova era para as relações entre Porto e Gaia. Foi a tradição e a novidade, juntas, em mais um S. João.
As ruas da cidade voltaram a transbordar para mais uma noite de S. João em que se cumpriram todas as tradições. Entre martelinhos, alho-porro e sardinha assada, a multidão estendeu-se da Foz às Fontainhas, com focos fortes em Lordelo, Miragaia e na Ribeira. Este ano, a Rotunda da Boavista também foi porto de atração com a sua roda gigante e, para quem não quis passar todo o S. João a ouvir música popular, a Avenida dos Aliados foi o local certo, com Bob Sinclar a chamar um mar de gente.
As ruas da Invicta foram ocupadas pelos muitos fogareiros que em momento algum deixaram de assar fêveras, pimentos e sardinhas. Martelos de todos os feitios andaram pelo ar e os Balões de ar quente, com desejos atracados, clarearam o céu negro.
São tradições sanjoaninas que perduram, e o mesmo se dirá do típico alho-porro. Apesar de parecer anacrónico, há quem o não dispense o preferido martelinho: “Afasta o mau-olhado, sabia?”
Num S. João em que S. Pedro manteve a ameaça da chuva, o santo deu uma ajuda e o tempo não deixou ninguém ficar em casa – mais de meio milhão de pessoas desaguou no Porto, conforme indicação da Autarquia.
Terá sido grande o contributo dos turistas. Na cidade certa, na noite certa, um turista holandês adorou e manifestou: “Estou a gostar muito da tradição dos martelos. É muito surreal e engraçada”.
Ainda não era meia-noite e as margens do rio Douro apinhavam-se de gente para ver o fogo de artifício. O espetáculo explodiu no céu e, como todos os anos – mas desta vez com muita música dos anos 80: Guns & Roses, Michael Jackson, Meat Loaf... –, foi o maior marco da grande noite.
Deixamos aqui registados alguns dos melhores momentos de mais uma edição das Festas de São João do Porto de 2014.

FOGO DE ARTIFICIO NO RIO DOURO


LANÇAMENTO DE BALÕES, OS REIS DA FESTA

Sem comentários:

Enviar um comentário