BALÕES PORTUGAL

.

domingo, 9 de março de 2014


BALÕES MEXICANOS “ESTRELA DE CANTOLLA” FORAM LANÇADOS NA BOLIVIA


Uma equipa de baloeiros do México, esteve presente em Dezembro de 2013 na Bolivia, onde construíram e lançaram vários balões típicos mexicanos.
Segundo Viktor Tlacotenco, baloeiro do México, o mesmo declarou que “em 20 de dezembro de 2013 a Bolívia recebeu -nos para ajudar a construir e lançar dez balões modelo estrela Cantolla para comemorar o lançamento do seu primeiro satélite de telecomunicações. Foram três cidades, La Paz, Santa Cruz e Cochabamba, onde as celebrações se realizaram em torno da campanha "lance sua estrela e faça um desejo", que teve como principal atração o lançamento de um balão estrela de 6 metros. As pessoas e os meios de comunicação social, mostraram sempre muito interesse em todos os detalhes sobre os balões e, claro, o lançamento foi o momento mais aguardado. Note-se que esses balões foram feitos na Bolívia, com materiais improvisados pelos baloeiros e outras pessoas que ajudaram a construí-los.
A Bolívia é um país difícil para os balões, onde a falta de oxigênio não lhes permitem voar. La Paz é a cidade mais alta do mundo e provou porque um evento, apesar dos reveses e dificuldades, conseguiram atingiram a meta. Posso dizer que a nobreza dos balões Cantolla apaixonaram a Bolívia.

Bolívia é marcante pela paisagem de uma cidade cercada por montanhas com as pessoas que usam roupas tradicionais, sem serem olhadas como estranhos. A comida é muito apreciada e a melhor parte é que não há picante! Foram sempre muito cordiais com a gente e sentimo-nos muito bem, durante todo o tempo que estivemos lá.
Foi uma experiência maravilhosa, provando que os balões têm sido uma parte de momentos importantes, neste caso, o salto para a era digital em um país. Balões são cultura, tradição, uma arte que transcende. Antonio Molina Martinez e eu, representamos o México e os balões Tlacotenco nesta aventura, pelo que fizemos carregando uma tradição que pertence a todos e que nos compete defender nestes tempos difíceis, onde já nem todos olham da mesma maneira."
Para além dos dez balões estrela de Cantolla, foram lançados muitos outros exemplares de várias dimensões que foram construídos pela própria população destas três cidades onde se realizaram diversas oficinas de aprendizagem. Os órgãos de informação, também se fizeram representar e o evento tornou-se noticia de primeira página em diversos jornais.
Deixamos aqui  publicados algumas imagens deste evento realizado na Bolívia.

Sem comentários:

Enviar um comentário