BALÕES PORTUGAL

.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014


NOVO GIGANTE DA ARTE BALOEIRA NA ILHA DA MADEIRA

TINHA 21 METROS E FOI CONSTRUIDO PELO GRUPO BALOEIRO DE CANHAS (PONTADO SOL) – BALÃO ESTOUROU HÁ POUCOS SEGUNDOS DE SER LANÇADO E O SONHO DE VE-LO VOAR NÃO SE REALIZOU


Foi mais uma tentativa de recorde da arte baloeira em Portugal, onde dessa vez a iniciativa partiu da equipa baloeira da localidade de CANHAS, Ponta do Sol, na Ilha da Madeira. O balão de 21 metros, construído por esta equipa durante o mês de Dezembro de 2013, iria assim tentar o recorde nacional, dado que dias antes, a equipa baloeira da Lombada de Ponta do Sol havia conquistado esse título, lançando o seu balão com 20 metros de comprimento, conforme divulgamos em recente reportagem.
A idéia partiu do integrante Élio Varela que há meses vinha planejando a construção de um balão de grandes dimensões. Em Dezembro passado, o projeto passou a realidade e com a ajuda de mais alguns integrantes, a equipa baloeira de CANHAS construiu em papel kraft o seu balão com 21 metros de comprimento, ultrapassando assim o balão da equipa da Lombada de Ponta do Sol em mais um metro.

Adiado por algumas vezes, dado as más condições climatéricas, o seu lançamento ficou marcado para o dia 1 de Janeiro de 2014, pelas 16hs00. Nesse dia, cerca de 150 pessoas aguardavam em Canhas pelo mais esperado. O balão foi insuflado através de uma mecha acesa de reserva e depois de cheio, o seu panorama apresentava um perfil de construção muito perfeito. Depois de aceso, há poucos segundos antes de ser lançado, o inesperado aconteceu, com o balão estourando ainda nas mãos dos baloeiros de CANHAS. Desfeito o sonho de não se ter concretizado o lançamento do seu balão, Élio Varela explicou que o motivo da perda, havia sido pelos três rasgos que o papel sofrera momentos antes. “Ainda tentamos colar antes de ser lançado, mas o balão viria a abrir-se novamente no mesmo sítio. Com a pressão do ar quente, o mesmo não aguentou e nossas intenções ficaram goradas por essa falha. Contudo, não desanimamos e isto serve-nos para aprofundar melhor a parte técnica de construção que temos de melhorar. O que aconteceu connosco, pode acontecer com qualquer equipa. Foi pena, porque tivemos um grande público na assistência que estava a espera de presenciar um grande lançamento, nunca antes visto na nossa localidade de Canhas e nosso balão estava muito perfeito na sua construção.
A equipa de CANHAS, embora não tenha conseguido realizar este “sonho”, tem sido uma contribuição muito importante na preservação da tradição baloeira desta região madeirense, e apesar do sucedido, a mesma lançou ainda mais de 150 balões neste período entre Dezembro de 2013 a Janeiro de 2014, do qual iremos publicar em breve, uma reportagem com imagens desses outros lançamentos. Aguardem!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário