BALÕES PORTUGAL

.

domingo, 3 de novembro de 2013



150 MIL TURISTAS NO FESTIVAL/2013 DE PAPAGAIOS GIGANTES EM SANTIAGO-SACATEPEQUEZ


Foram várias semanas de preparação para o tão desejado Festival de Papagaios Gigantes, mais conhecido pelos “Barriletes Gigantes”, que aconteceu entre os dias 1 e 3 de Novembro de 2013, em Santiago-Sacatepequez, na Guatemala.
Como já havíamos mencionado há dias em reportagem recente da preparação deste evento, a edição de 2013 teve uma participação maciça de muitos concorrentes que participaram na construção de seus papagaios gigantes e de outras dimensões menores. Entre os papagaios maiores, cuja decoração são consideradas verdadeiras obras de arte, os temas escolhidos nas suas mensagens foram os “cuidados com a mãe natureza, a preservação da cultura e a recuperação da identidade como povo maia”. Mais de 5 papagaios gigantes levantaram-se, onde pode-se apreciar os esforços de jovens que fizeram um excelente trabalho.
Este foi o 114º Festival realizado neste país, onde contou com a visita de mais de 150 mil turistas nacionais e estrangeiros nestes três dias de festival.
Na abertura, uma grande aglomeração de pessoas repletas de alegria, puderam assistir ao vivo e viver de perto esta tradição de papagaios gigantes, que contou com a presença da midia nacional e internacional para noticiar o grande evento deste país.
A inauguração do festival, contou com a presença do presidente da Associação de Barriletes ASOSDEC, Joselino Puac e do vice-ministro da cultura que no seu discurso, elogiou esta tradição e fez uma chamada de atenção a toda a população Guatemalteca para que valorizassem e consumissem os produtos feitos com mão de obra nacional (como os Papagaios artesanais feitos em Guatemala) e não ao produto importado que é nada mais do que um elemento cosmogónico.
Neste festival estiveram presentes visitantes especiais estrangeiros como a Embaixatriz do Brasil, Embaixadores da Alemanha, Estados Unidos, Argentina e de alguns países da Ásia. Representantes de outras cidades de Guatemala (Escuintla, Zacapa, Antigua Guatemala, Quetzaltenango, Peten…) também estiveram presentes nesta celebração.
Deixamos registados algumas imagens deste evento, único no mundo, que promete ter continuidade em 2014.

Sem comentários:

Enviar um comentário