BALÕES PORTUGAL

.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013


“DIWALI” – FESTIVAL HINDU DAS LUZES COM LANÇAMENTO DE BALÕES E FOGO DE ARTIFICIO


DIWALI é o maior e mais famoso dos festivais hindus. A palavra Diwali representa “fileiras de lâmpadas acesas”, sendo conhecido como o “Festival das Luzes”, porque as casas, lojas e locais públicos são decorados com pequenas lamparinas de barro chamado diyas. Diwali é comemorado na India e também na Malásia, Singapura, Ilhas Mauricias, Sri Lanka, Myanmar, Nepal e pelas comunidades hindus em todo o mundo.
O início das suas comemorações aconteceu no dia 3 de novembro.
O evento de cinco dias começou com o acender de velas e lâmpadas de óleo por todos os lugares, incluindo também a confeção de muita comida, com dança e festas. Muitos hindus celebram com a oração de Sita, um descendente de Lakshmi, a deusa da riqueza e da beleza, e Rama, o supremo Deus e descendente de Vishnu.
O festival simboliza a vitória da luz sobre as trevas, do bem sobre o mal, e o conhecimento sobre as trevas, com as honras da volta de deus hindu Rama a seu reino, após anos de exílio. No antigo sânscrito épico " Ramayana ", o Senhor Rama, juntamente com sua esposa Sita e irmão Lakshmana são bem-vindos de volta ao seu reino Ayodhya, com os residentes produzindo iluminação através de lâmpadas de óleo após a derrota do rei demônio Ravana.

Os hindus continuam a comemorar esses eventos com lâmpadas de iluminação de petróleo, decorando suas casas e comendo doces. Enquanto alguns hindus também trocam presentes de ouro, este ano podera ser problemático já que um relatório na semana passada, disse que os suprimentos de jóias de ouro da Índia pode ser esgotado logo antes de Diwali . "A realidade é que a cadeia de fornecimento na Índia é atualmente muito lento para manter-se com o que é esperado para ser forte demanda física durante o período de férias Diwali ", disse o analista do UBS metais preciosos Joni Teves.

Diwali não é apenas comemorado na Índia, onde mais de 80 por cento da população do país identifica-se como hindu. Muitas outras nações com grandes populações hindus, também celebram Diwali, cada um tendo o seu próprio feriado para comemorar este ato cultural único.
Em Nova Delhi , capital da Índia , os moradores costumam decorar suas casas com "rangolis", flores, luzes em barro "diyas" para a ocasião. Na cidade indiana de Amritsar, milhares se reúnem para Harmandir Sahib, um proeminente Sikh Gurdwara apelidado de "O Templo de Ouro", para pagar reverência.
A comunidade Hindu celebra limpando suas casas e preparando alimentos como roti, Channa e aloo , arroz branco e vários vegetais curry . Eles também preparam doces como parsad , kurma e barfi . Em torno de seis horas, são colocadas e acesas luzes ao redor de suas casas, convidando amigos e família para ajudar com a iluminação diya e apenas desfrutar da companhia uns dos outros. Durante as noites há geralmente o lançamento de toneladas de fogos de artifício e milhares de balões com mecha acesa de modelo “lanternas chinesas”.
Deixamos algumas imagens do começo destas comemorações, bem como do lançamento de centenas de balões que foram efetuados na primeira noite dos festejos.

Sem comentários:

Enviar um comentário