BALÕES PORTUGAL

.

segunda-feira, 30 de setembro de 2013


TRADIÇÃO DOS BALÕES RETORNOU AOS FESTEJOS DE ELDA/2013


Na cidade de Elda, provincia de Alicante, em Espanha, realizaram-se as Tradicionais Festas onde foram lançados diversos balões, numa tradição que remonta o ano de 1899, quando o cidadão espanhol Eldense Lacasta Manuel Martinez, sapateiro de profissão, estabeleceu a tradição de lançar balões de papel no céu durante as grandes festas, do qual foi mantida até 1959.
A Irmandade das principais Festas de Elda em honra de Nossa Senhora da Saúde e do Cristo do Bom Sucesso, preparou-se com algumas meses de antecedência para as celebrações que aconteceram no mês de Setembro de 2013.
Este ano, a Confraria dos santos padroeiros quis fortalecer a tradição histórica do lançamento de balões com o objetivo de incentivar o ato e assim ter a mesma importância que tem agora a tradição dos fogos de artifício.


TRADIÇÃO RECUPERADA

A Comissão aprovou o lançamento de quatro grandes balões nas festas, ao qual iriam se juntar os balões mais pequenos da comunidade.
A tradição de lançar grandes balões durante as festas de Elda, voltou a ser recuperada, repetindo-se este ano, graças aos esforços e trabalho da Comissão organizadora. Um novo recurso veio lançar mais um dia de Salve, a partir da praça do Sagrado Coração. No dia da Virgem foi feita uma homenagem às vítimas do acidente ferroviário de Santiago com 79 fitas pretas fixadas ao ascender o balão de ar no céu.
A Comissão organizadora, dado pela antiga tradição de lançar grandes balões por ocasião das Festas de Elda, restaurou este evento no ano passado. Assim, mais uma vez, os eldenses desfrutaram deste show, também ampliado este ano com o lançamento do dia Salve, onde um grande balão transparente e azul iluminado, subiu da Praça do Sagrado Coração, ao lado da Igreja de St. Anne.
O chefe da Comissão, Pedro Poveda , no dia anterior aos festejos, anunciou que "tudo estava pronto" para o grande dia e já haviam sido feito testes até mesmo nos balões infláveis. A própria Comissão organizadora, responsável pela elaboração dos quatro balões biodegradáveis feitos de papel, optou por serem insuflados com hélio, onde o principal balão seria lançado no dia de Cristo. O mesmo, media oito metros de altura por cinco de diâmetro e foi decorado com várias cores. Por sua parte, reservados para o dia da Virgem ficou destinado o balão nas cores azul e prata, e o dia de Cristo, nas cores marrom, preto e dourado. Além disso, devido ao triste acontecimento ocorrido em Julho passado, a comissão decidiu prestar uma homenagem às vítimas do acidente ferroviário em Santiago de Compostela, lançando um balão nas cores azul e prata, com 79 fitas pretas.
Outros balões de menores dimensões também foram lançados a partir da Plaza Mayor, do qual também se juntaram ao feito, cerca de vinte grupos encheram a praça nos dias 8 e 9 de Setembro de 2013. Poveda estimou que em cada dia foram lançados uma dúzia de balões que apresentaram uma belíssima decoração. Alguns dos quais ficaram presos aos bancos para que o público pudesse tirar fotos com eles.

HOMENAGEM

Segundo declarações da Irmandade: “Na verdade, este ano foi lançado um total de quatro balões de diferentes classes. O primeiro, que era a novidade, foi lançado no dia 7 de Setembro, no final da Salve, depois das nove horas da noite. O balão com 16 gomos decorados em cores azul e transparente media três metros de altura e 2,5 de diâmetro."

O segundo balão teve um caráter especial e foi lançado no dia da Virgem, no dia 8 de Setembro. "O lançamento deste balão foi o evento mais emocionante desde que o mesmo foi feito no dia 24 de Julho, coincidindo com o acidente ferroviário em Santiago de Compostela. Portanto, a fim de prestar homenagem a todas as vítimas, foi colocado na boca do balão cerca de 79 laços de cor preta".
O terceiro balão foi lançado no dia de Cristo, em 9 de Setembro, nas cores marrom, dourado e preto, enquanto o quarto balão considerado o maior de todos os balões, com oito metros de altura por cinco de diâmetro, também subiu na Plaza Mayor.
O presidente da Irmandade dos santos padroeiros, Ramón González, informou que "este ano, como novidade lançamos uma competição de balões, que foram exibidos na praça principal durante as celebrações".
Da comissão de fogos de artifício também foi informado que "foram cerca de quinze grupos que participaram na competição e que foi preenchido com quadrado colorido ".


TRACA

A Traca foi um dos eventos mais importantes dos grandes festivais de Elda, executando os fogos de artifício, também cheio de novidades. Este ano, a Irmandade, a fim de garantir um melhor desenvolvimento de todos os atos e incentivar visitas à liberação do balão, mudou o horário de partida do evento. Este ano, o artista Eldense Patrocínio Navarro foi contratado para fazer a foto do cartaz. A imagem, feita em aquarela simbolizou, de acordo com o artista Eldense, "a essência eldense, com o encontro entre as famílias."


VIDEO

Sem comentários:

Enviar um comentário