BALÕES PORTUGAL

.

quinta-feira, 5 de setembro de 2013


MÉXICO REALIZOU COLÓQUIO SOBRE BALÕES ONDE ABORDOU O TEMA “RESPEITO E TRABALHO DAS EQUIPAS BALOEIRAS”
BALOEIROS DO MÉXICO E MAIS QUATROS PAÍSES (BRASIL, EL SALVADOR, FRANÇA E COLOMBIA) PARTICIPARAM NA EDIÇÃO DE 2013 DO FESTIVAL DOS GLOBOS DE CANTOYA DE PARACHO MICHOACAN.


Promotores e representantes de equipas baloeiras de El Salvador, Colômbia, França, Brasil e México se reuniram na cidade de Paracho Michoacan no mês de Julho para demonstrar, desenvolver um concurso de construção, oferecer palestras e workshops, bem como incutir nas futuras gerações os valores que emergem desta atividade como "trabalho em equipa e respeito", com a participação dos organizadores de Paracho Cantoya Festival/2013.
Numa conferência de imprensa convocada pelo Ministério do Turismo do Estado e com a presença do vice-secretário para a agência, David Hernandez , o prefeito de Paracho , Nicolas Zalapa , e o coordenador geral da atividade, Maria de Lourdes Amezcua bem como representantes de equipas baloeiras estrangeiras que estiveram presentes em Michoacan, foi abordado a intenção do festival que procurou "dar a conhecer a história e estabelecer técnicas" que permitem o voo de balões de papel alimentado por ar quente, embora a metodologia tenha evoluído nos últimos anos, existindo assim o conhecimento para erradicar as mechas acesas e reduzir os acidentes.
Entre as atividades que foram desenvolvidas neste ano, o 8º Concurso de Balões/Globos de Cantoya Nacional, permitiu a realização do 1º Encontro Mundial de Globeros/Artistas do Papel.
O Festival contou com a participação de pelo menos 150 crianças divididas em cinco equipas que desenvolveram a sua própria preparação na competição e voo dos balões, enquanto as equipas de baloeiros mais profissionais tiveram entre os dias 20 e 21 de julho, a oportunidade de lançar no ar uma centena de suas obras.
O evento contou também com exposições de balões, workshops e conferências que visaram a partilha de conhecimento e experiência, mas no briefing observou-se que o Brasil possui um progresso nesta área e mesmo enfrentando proibições legais contra o lançamento de balões neste país, demonstra ser muito mais ampla a sua evolução do que no resto do mundo, pelo que é reconhecido como um "modelo" nesta tradição.
Após a reunião houve um registo de plano de memória, tipos de materiais, livros de tradição dos balões, princípios de regulação e desenho de elevação de balões, divulgação dos programas de governo e criação de uma rede global de construtores de balão. A realização do festival de 2013 foi gravado em vídeo e espera-se que desta vez tenha sido dado o primeiro passo para o reconhecimento de balões cantoya pela UNESCO como Patrimônio Cultural.

A terminar fica o registo de algumas imagens dos vários balões lançados neste festival, bem como respetivo vídeo.

 FESTIVAL DE GLOBOS DE CANTOYA/2013
PARACHO MICHOACAN

VIDEO

FOTOS

Sem comentários:

Enviar um comentário