BALÕES PORTUGAL

.

domingo, 14 de julho de 2013


FESTAS DE S. JOÃO/2013 CELEBRADAS EM
VILA DO CONDE


Vila do Conde pode não ter a fama de festejos de São João como o Porto ou Braga mas, a cidade do litoral nortenho tem o mesmo santo padroeiro e oferece aos visitantes dias de grande animação, envoltos numa cultura local muito típica. È considerada mesmo a mais antiga celebração em torno deste santo popular.
As festas tiveram o ponto alto na noite do dia 23, véspera do feriado municipal em que se celebrou do dia de São João Baptista. Antes, a cidade deixou-se contagiar pelas atividades, com as cascatas típicas do padroeiro, instaladas em zonas emblemáticas. Além disso, realizaram-se exposições, espetáculos musicais e sessões de fogo de artifício.
Na grande noite decorreram os desfiles das duas marchas luminosas, encabeçadas pelos dois ranchos folclóricos da cidade: o da Praça e o do Monte. O primeiro tem as suas origens no centro histórico da baixa da cidade enquanto o Monte, como o nome indica, situa-se junto ao mosteiro de Santa Clara, um dos monumentos mais importantes. A rivalidade, como sempre foi grande e as duas agremiações esforçaram-se por juntar o maior número de pessoas.

No dia seguinte, realizou-se a majestosa procissão em honra de S. João Batista e à noite viveu-se um dos momentos mais característicos destas festas com a tradicional ida ao mar. Juntaram-se os dois grandes grupos (Praça e Monte) que percorrem as ruas da cidade até à praia, onde é costume ir mesmo molhar os pés ao mar. Este foi um dos momentos que mais seduziram os muitos turistas que visitaram Vila do Conde neste período

Sem comentários:

Enviar um comentário