BALÕES PORTUGAL

.

quinta-feira, 20 de junho de 2013


SÃO JOÃO DO PORTO/2013 ESTÁ PRONTO A CELEBRAR - CIDADE TEM PROGRAMA PREENCHIDO ATÉ FINAL DE JUNHO


A festa de São João, no Porto, já está pronta a começar, com fogueiras, balões, alhos-porros, manjericos e martelinhos. A festa, no entanto, vai manter-se no Porto durante todo o mês de Junho, com várias propostas de animação.

O Turismo do Porto preparou um programa para Junho com “mais de 200 propostas para viver, semana a semana, a experiência da Festa de São João”, e onde se promete “música, animação de rua, exposições, espetáculos, feiras e mercados, solidariedade, desporto e as mais variadas atividades, para todas as idades”. 

É já na noite de domingo para segunda-feira, ou de 23 para 24 de Junho, que o Porto vai assinalar “a noite mais alegre do ano”, o São João. Na Baixa vendem-se os manjericos, cravos, erva-cidreira, “alho-porro” e os martelinhos, são ateadas fogueiras na rua, e à meia-noite o fogo-de-artifício, ou fogo de S. João, é lançado a partir do rio. A multidão segue para a Ribeira, e para as duas margens do Douro para assistir ao espetáculo, e o céu é colorido pelos balões feio em papel e com diversas cores. 

O circuito da noite de São João inclui o Bonfim, a Ribeira, Baixa e Fontainhas, o Lordelo do Ouro e Miragaia e a Foz, e nas Fontainhas e nos Aliados vão ser realizados bailaricos. 
Nas ruas da cidade vêm-se as cascatas, que representam em miniatura lugares da cidade e costumes ancestrais, casas, caminhos, figuras de barro e animais e das quais a mais famosa é a das Fontainhas. 
No dia 24, o rio Douro é palco da XXX regata de barcos rabelos que parte da Foz do Douro até à Ponte Luís I e com o Arraial Minimal. 
O caldo verde com broa, carneiro, anho, sardinha assada, salada de pimentos, leite-creme e bolo de São João acompanhados pelo vinho do Porto são a ementa tradicional do dia de São João no Porto. 
Além da Noite de São João, a cidade mantém uma programação animada durante o mês, com mercados de rua, nos Clérigos, no Cais da Ribeira, ou na Praça Carlos Alberto, iniciativas desportivas, com “O Porto em Boa Forma”, com sessões de ginástica, cardiofitness, yoga, percursos a pé, corridas, aulas de Kuk Sool Won, torneios de futebol, exposições, ciclos de cinema, o circuito da Boavista – Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (28 a 30 de Junho), Festa da Caricatura do Porto Cartoon, Ranchos em Arruada (23 de Junho), concerto de São João pela Orquestra Sinfónica do Porto/Casa da Música, concertos Vodafone, o circuito gastronómico do cabrito de São João, oficinas para crianças construírem balões, entre outros. 

Sem comentários:

Enviar um comentário