BALÕES PORTUGAL

.

domingo, 2 de junho de 2013


FESTA DE S. JOÃO DO PORTO/2013
“UM MÊS DE TRADIÇÕES E CRIATIVIDADES”


Uma festa repleta de outras festas. Assim será o mês de junho na cidade do Porto. O mote é o São João, mas, dos carros à música, passando pelo teatro e pelo desporto, haverá animação para todos os gostos e idades.
A apresentação oficial do São João 2013 não trouxe muitas novidades. Mas, verdade seja dita, um evento que reúne mais de 500 mil pessoas numa única noite não precisa de grandes invenções. Por isso, a principal preocupação da Câmara Municipal do Porto tem sido a de organizar "uma agenda integrada para evitar eventos concorrenciais", explicou Vladimiro Feliz, vice-presidente da Autarquia.
Em tempo de crise, o autarca explicou que se tem conseguido "fazer mais com menos". Por isso, o orçamento para as festas de São João propriamente ditas mantém-se: 165 mil euros. E o evento dá lucro. "É totalmente autossustentável. Até consegue ter retorno, que depois é investido noutros eventos", garantiu Vladimiro Feliz.


Este ano, o São João começa logo na tarde de 23 de junho com lançamento de balões por toda a região e ranchos em arruada a invadirem a Baixa. Ao cair da noite, um pouco por toda a cidade, arrancam os arraiais com música e sardinhas. À meia-noite, o espetáculo de fogo-de-artifício, organizado pelas câmaras do Porto e de Gaia encherá o Douro de luz e cor. Depois, seja no Arraial Minimal, nos Aliados, ou nos muitos bailaricos espalhados pela Invicta, a ordem é dançar e pular até surgir o sol.


Todavia, as festas da cidade duram um mês, por isso, o arranque oficial é dado a 30 de maio com os concertos do Optimus Primavera Sound. Segue-se o teatro da 36.ª Edição do FITEI, as inaugurações simultâneas de Miguel Bombarda e a Festa da Criança no Palácio de Cristal. Já a segunda semana é dominada por Serralves em Festa. E a 9 e 10 de Junho, o FITEI traz "Sua Incelência Ricardo III" à Praça D. João I.


O aproximar do São João será feito com os motores do Grande Prémio Histórico do Porto. Uma semana depois, a ressaca cura-se com a velocidade do Campeonato Mundial de Carros de Turismo ou, então, com a animação das Rusgas de São João. Pode consultar toda a extensa programação das festas em: www.portolazer.pt.

Sem comentários:

Enviar um comentário