BALÕES PORTUGAL

.

sexta-feira, 7 de junho de 2013


FESTA DE S. JOÃO/2013 NA FIGUEIRA DA FOZ

A Câmara Municipal da Figueira da Foz apresentou recentemente o programa das Festas da Cidade / São João 2013 da Figueira da Foz, que decorre de 19 de junho a 07 de julho, em vários locais da cidade.
João Ataíde esclareceu que “atendendo à extinção da Empresa Municipal de Turismo o programa de São João engloba este ano várias ações paralelas ao cartaz turístico.”
As festividades têm início com a Feira de São João que se realiza entre os dias 19 e 30 de junho no Parque de Estacionamento da Av. de Espanha.
O programa continua no dia 23 de junho, com a Noite de São João, o ponto alto da animação dasFestas da Cidade, que atrai milhares de pessoas às ruas, enchendo de tradição cada recanto da Figueira da Foz. Esta Noite começa com o 1º desfile das Marchas Populares, pelas 22H00, na Av. 25 de Abril. A abrir o desfile vem a Imperial Neptuna da Figueira da Foz, seguida da participação especial da Marcha do Grupo Instrução e Recreio Quiaense, que comemora este ano o seu centenário. No concurso desfilam quatro Marchas: Grupo Instrução e Sport (GIS), Marcha da Paróquia de Tavarede, Quiaios Clube e Sociedade Filarmónica Paionense. Num total de 400 participantes.
Após o desfile tem lugar o espetáculo piromusical, que durante 10 minutos vai iluminar a praia da Figueira da Foz e dar o pontapé de saída para a Noite mais longa do ano. A festa prolonga-se até ao nascer do dia 24 com o Banho Santo e o Dj Eduardo Patrão a animar a praia, onde os mais corajosos podem ainda saltar as quentes fogueiras de São João.
Ainda nesta noite mágica a tradição mantém-se na Rua de São Lourenço que acolhe, mais uma vez, o típico Arraial Popular.
No dia 24 de Junho realizam-se as cerimónias oficiais destas Festas. Pelas 10H30 horas tem início a respetiva Sessão Solene, no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz (CAE)
Pelas 12H30 tem lugar a inauguração do Mercado Eng. Silva, que após 12 meses de trabalhos de remodelação apresenta-se com uma estrutura remodelada, mais moderna e mais adequada às necessidades do público. A inauguração culmina num almoço aberto à população no Jardim Municipal, acompanhada de vários momentos de animação.
Pelas 16H00 têm início as cerimónias religiosas com a celebração da Missa Solene, na Igreja Matriz, seguida da Procissão e a Bênção de Mar junto à Praça da Europa.
Pelas 22H00 realiza-se o 2º desfile das Marchas Populares no Coliseu Figueirense, onde são apuradas as classificações gerais das Marchas a Concurso e a Marcha eleita pelo Público. A encerrar o desfile temos mais um momento de animação com a Bruna Tuna Universitária da Figueira da Foz. O preço do bilhete é de €3,00 e a entrada é gratuita até aos 12 anos.


No encerramento do programa das Festas da Cidade / São João 2013 temos uma forte componente gastronómica. São dois os certames nos quais os pratos típicos portugueses e sobretudo da Figueira da Foz podem ser degustados:
A Feira das Freguesias reúne a oferta gastronómica das 18 freguesias do concelho no pavilhão multiusos, instalado no Parque de Estacionamento da Av. de Espanha. Este ano a Feira divide-se em 2 momentos:
26 a 30 de junho estão presentes as freguesias oriundas da zona Norte: Brenha / Moinhos Gândara / Quiaios / Santana; da zona Sul: Alqueidão / Borda Campo / Lavos; e da zona Urbana: São Julião / Vila Verde.
 01 e 02 de julho a Feira encerra para substituição das freguesias patentes
03 a 07 de julho estão presentes as freguesias oriundas da zona Norte: Alhadas / Bom Sucesso / Ferreira Nova / Maiorca; da zona Sul: Marinha das Ondas / Paião; da zona Urbana: Buarcos / São Pedro / Tavarede.



A animação vem das freguesias, desde os ranchos, às filarmónicas, passando pelos grupos de dança e grupos etnográficos.
Nos dias 27, 28 e 29 temos a Festa da Sardinha do Coliseu Figueirense, organizada pela Malta do Viso, na qual se degusta o menu mais típico de Portugal: sardinha assada, broa e caldo verde.


João Ataíde encerrou a apresentação do programa agradecendo a colaboração e empenho de todos aqueles que tornam possíveis estas Festas, realçando que “sem a dedicação de seguramente centenas de figueirenses as Festas de São João deixariam de existir e a tradição acabaria por desaparecer.”João Ataíde terminou convidando “todos os figueirenses a participarem e a viverem intensamente estas Festas da Cidade da Figueira da Foz”.

Sem comentários:

Enviar um comentário