BALÕES PORTUGAL

.

sábado, 9 de março de 2013


FESTIVAL DE BALÕES DE TAUNGGYI/2012
(REPORTAGEM COMPLETA)


Numa reportagem mais completa publicamos outra série de fotos e vídeo do famoso Festival de Balões de Ar Quente de Taunggyi em Myanmar. A cidade de Taunggyi, capital do estado Shan sediou o 67º Festival de Balões de Ar quente que aconteceu entre 21 a 28 de novembro de 2012, atraindo milhares de visitantes de todo país e estrangeiro.
Durante o festival de oito dias, os participantes que pertenciam a diversas turmas e equipas de muitos bairros competiram em três categorias: durante o dia o concurso centrou-se nos Balões de Recorte, decorados com a forma de diversos animais. Durante a noite, a disputa manteve-se acesa nos três concursos para Balões de Armação/Painel (decorados com lanternas luminosas), Balões Fogueteiros (com fogos de artificio) e Balões de Para-quedas (com gaiolas de para-quedas luminosos). Os balões lançados durante a noite possuíam entre 15 a 20 metros de altura.

Apesar de em certos momentos ter havido dificuldade no lançamento de balões por causa do vento, alguns exemplares se incendiaram mesmo antes de subirem. Em todo caso, salienta-se o bom trabalho das autoridades locais (Bombeiros e Proteção Civil) que estando de prontidão fizeram um bom trabalho na extinção dos incêndios e na proteção de pessoas em caso de ferimentos.
Cada lançamento foi festejado com muita ovação por parte do público, principalmente por parte de cada equipa baloeira que não parava de pular e dançar enquanto os balões proporcionavam espetáculo no céu.


A história do festival do balão neste país remonta desde 1941. Após o monge que presidiu o mosteiro de Kone Thar, este organizou o lançamento de um balão de ar quente em papel no ano de 1941. Os moradores locais sentiram e aderiram assim a emoção de lançar balões de ar quente e em 1945 é então realizado por estas pessoas a primeira competição de balões de ar quente. Como a concorrência se tornou numa festa tradicional, o número de balões continuou a aumentar ao longo dos anos.

De acordo com a organização local, nesta edição de 2012 competiram 36 balões diurnos de modelo recorte e 86 balões noturnos com armações de lanternas, para-quedas e fogueteiros. Muitos outros balões de menores dimensões também foram lançados mas, não fizeram parte da competição. Estima-se que essa quantidade tenha sido em cerca de 1.700 balões que foram lançados no primeiro dia do festival em simultâneo com o espetáculo de fogo de artifício.

Embora os balões que competiram tenham sido caros para os fazer, eles são o símbolo de prestígio e de unidade entre as equipas baloeiras que passaram muitos meses se preparando para o festival. Além das equipas locais, outras equipas de cidades vizinhas de Ho Pone, Nyaung Shwe e Pan Aung também competiram no festival deste ano.
O Festival de Balão de Taunggyi é realizado apenas uma vez por ano após o fim da Quaresma budista. Tradicionalmente, é um festival para homenagear o Pagode Sulamani com o envio de balões decorados ao céu. Atualmente é considerado em conjunto com o Brasil, um dos detentores da arte baloeira mais evoluídos do mundo.
O próximo festival de balões de Taunggyi será realizado entre 10 a 17 de novembro de 2013.

VIDEO

FOTOS

BALÕES DIURNOS – MODELO “RECORTE”
(FIGURAS DE ANIMAIS)

















 

BALÕES NOTURNOS – CATEGORIA LANTERNADOS
(COM GAIOLAS DE PARA-QUEDAS LUMINOSOS)





















BALÕES NOTURNOS – CATEGORIA FOGUETEIRO
(COM FOGO DE ARTIFICIO)







BALÕES NOTURNOS – CATEGORIA LANTERNADOS
(COM PAINEL/ARMAÇÃO EM LANTERNAS LUMINOSAS)


FESTIVAL DE BALÕES E FOGO DE ARTIFICIO
(LANÇAMENTO DE 1.700 BALÕES EM SIMULTÂNEO)

PRÓXIMO FESTIVAL DE BALÕES DE TAUNGGYI - MYANMAR
(10 A 17 DE NOVEMBRO DE 2013)

1 comentário: