BALÕES PORTUGAL

.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013


VALE DO PARAISO – AZAMBUJA
FESTEJOS DE NOSSA SENHORA DO PARAISO DE 2012 CELEBRADOS COM A TRADIÇÃO DO BALÃO


A Freguesia de Vale do Paraíso, no Concelho de Azambuja, esteve em festa entre os dias 15 e 19 de Dezembro de 2012 com os Tradicionais e Seculares Festejos em Honra de Nossa Senhora do Paraíso.
A festa arrancou no dia 15 de Dezembro, com a "Noite do Pendão e da Juventude", pelas 20h30. A animação musical abriu com a atuação do grupo "Revolvers", uma hora depois. À meia-noite, subiu ao palco o histórico conjunto "Ferro e Fogo", para o grande espetáculo do primeiro dia. No domingo, dia 16, repetiu-se a "Noite do Pendão e da Juventude", com destaque para a animação do recinto pela banda "BigShow".
No dia 17, o arraial teve início às 20h30, com a entrada da Banda de Música da Associação de Desporto e Recreio "O Paraíso". Meia hora depois, aconteceu a tradicional salva de 21 morteiros, a que se seguiu a abertura da quermesse e do arraial abrilhantada pela mesma banda de música. Pela meia-noite e meia foi lançado o primeiro balão em honra de N. Senhora do Paraíso.
O dia 18, terça-feira, foi o mais solene das festas de Vale do Paraíso que teve a manhã dinamizada pela banda. Após a alvorada, a música percorreu as ruas acompanhando o habitual peditório da festa. Entre às 13h30 e 14h00, respetivamente, foram realizados o leilão das fogaças e o leilão das insígnias.





De seguida, as cerimónias religiosas dominaram o programa. A Missa Solene cantada teve lugar pelas 15h30, a que se seguiu, às 17h00, a Procissão em Honra da padroeira - Nossa Senhora do Paraíso. A animação regressou ao arraial da festa com a música do grupo "Omega", pelas 22h00.


Às 23h30 teve lugar uma sessão de lançamento de balões por jovens da freguesia. Por volta da uma e meia da madrugada foi lançado uma majestosa sessão de fogo de artifício.


Com a quarta-feira, 19, chegou o último dia desta festa. Iniciou-se às 08h45, com nova entrada da Banda de Música da ADR "O Paraíso", alvorada de foguetes e peditório. No período da tarde, a animação do recinto esteve a cargo do Rancho Folclórico Danças e Cantares de Vale do Paraíso. Durante a noite, atuou o grupo musical "Triplo Impacto".





















Os derradeiros momentos da festa foram dedicados à pirotecnia, com uma peça de fogo de artifício e o lançamento de outro balão aeróstato, que foi lançado a uma da madrugada e, meia hora depois, uma salva de foguetes assinalou o encerramento dos festejos.
Os festejos foram organizados pela Confraria de Nossa Senhora do Paraíso e com o apoio da Câmara Municipal de Azambuja, da Junta de Freguesia de Vale do Paraíso, do comércio local e da população.