BALÕES PORTUGAL

.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

BRASIL

O SONHO VOLTOU AS RUAS DO RIO DE JANEIRO
Pouco habitual a estas imagens onde a partir de 1980 foi imposto o Art. 42 da Lei 9605/98 que proibiu e criminalizou toda a atividade na tradição dos balões sãojoaninos no Brasil, vemos agora com muito agrado a despenalização do balão sem fogo, insuflado apenas por ar quente e sustentado no ar através da energia solar. Apesar da sua subida não ser pelo mesmo processo, pois um balão inflado através de uma mecha acesa proporciona muito mais emoção, o certo é que a atividade baloeira mesmo reprimida no país irmão, nunca deixou de ser praticada durante estes anos. Antes da proibição era habitual ver-se lançamento de balões um pouco por todos os lados no Brasil, fosse numa rua, num campo ou no quintal de alguma moradia. Esta tradição não deixou de existir mas, perdeu a liberdade com a chegada da lei que proibia a construção e lançamento dos balões, autuando com rigor os praticantes desta arte.
Mas, com a chegada dos chamados “balões solares ou ecológicos” e com a despenalização para quem lance balões sem mecha acesa, surge agora uma nova esperança para a prática desta atividade, do qual já começa a dar frutos positivos.
Como surpresa geral, publicamos imagens do lançamento de um balão sãojoanino, tipo modelado de oito metros lançado em plena cidade do Rio de Janeiro. O balão construído pelo baloeiro Felipe, mais conhecido pelo “Suco” da Turma da Coroa, foi lançado no passado dia 24 de novembro de 2012 e levou junto mais de 500 papagaios artesanais que foram lançados a grande altitude, o que provocou uma grande euforia por parte de crianças e jovens que tentavam resgatá-los pelas ruas adjacentes. Dessa vez, sem nenhum problema com as autoridades, já que o balão subiu aquecido através de ar quente, não necessitando de mecha acesa. Escusado será dizer que a subida do balão foi contemplada com um forte aplauso pelas pessoas que assistiram ao seu lançamento. Subiu livre e alimentando o provérbio popular “uma luz surgiu ao fim do túnel”.