BALÕES PORTUGAL

.

domingo, 28 de outubro de 2012

BRASIL

ENTREVISTA NA TELEVISÃO BRASILEIRA
TEMA: BALÕES SÃOJOANINOS E PAPAGAIOS ARTESANAIS


O Brasil é a nação mais avançada no mundo no que se refere a prática de lançamento dos balões sãojoaninos e "pipas", mais conhecidos no nosso país por papagaios artesanais. Introduzida pelos portugueses ainda em tempos coloniais, estas tradições foram se desenvolvendo e espalharam-se um pouco por todo o Brasil. Atualmente, possui a maior quantidade de praticantes do mundo e suas construções tornaram-se em muitos casos verdadeiras obras de arte, quer pelos seus projetos e construções, quer pelos seus lançamentos que proporcionam verdadeiros momentos de espetáculo e alegria, deixando o céu enfeitado pelas suas solturas que acontecem durante o ano inteiro. Por ironia, é também o único lugar no mundo que pela existência de uma lei criada em 1998, implantada na época proibe o uso destas tradições. Inserida no governo do ex-presidente Fernando Henrique, a proibição foi aprovada no senado, alegando o perigo de destruição ambiental, como causador de incêndios florestais, derrube de aeronaves e outros fatores, que fizeram com que todo cidadão apanhado a praticar o lançamento de balões e pipas seja autuado pelas autoridades.
Desde esse ano até a atualidade, o fato é que a tradição destas duas artes não desapareceram, chegando a ter inclusive um aumento bem proporcional nesta atividade.
Entre a insistencia por parte de baloeiros e pipeiros que continuam mantendo a sua prática e por outro lado, as autoridades e mídia-orgãos de informação que tentam denegrir a imagem destas tradições, surge agora um novo conceito na liberação do balão ao ser criada uma nova lei que permite o seu lançamento desde que os mesmos sejam feitos através de ar quente. São os chamados balões solares ou ecológicos, que já entraram em cena há alguns anos e que agora podem ser lançados sem que haja interferência por parte das autoridades.



É neste conceito que num recente programa de debate transmitido pela TV Alerj do Rio de Janeiro, foram abordados como tema o ”balão sãojoanino” e a “pipa-papagaio artesanal”. Entrevistados pelo apresentador Felipe Barreto, estiveram presentes no programa o deputado estadual Paulo Ramos e os artistas baloeiros Marcos Real (atual presidente da SAB-Sociedade Amigos do Balão) e Eugenio Carmo Melo (autor do projeto social “Mundo das Pipas”) que focaram detalhadamente tudo o que se passa em torno destas duas tradições no Brasil e assim contrariamente ao que é divulgado na sua maioria das noticias, puderam defender e demonstrar o lado positivo desta atividade onde também é praticada em vários países, alguns dos quais servindo de polo atrativo ao turismo.
Deixamos aqui o vídeo desta entrevista que vale ser vista por todos que admirem nossa arte.
VIDEO
Programa “Balões e Pipas” – TV Alerj
http://youtu.be/mI4kvAmAb94



Deputado Paulo Ramos
Apresentador Felipe Barreto


Eugenio Carmo - Autor "Mundo das Pipas"

Marcos Real - Presidente da SAB