BALÕES PORTUGAL

.

domingo, 1 de julho de 2012

PORTUGAL

MARCHAS BRILHARAM NO S. JOÃO DE GAIA
Santa Marinha conquistou o título de Campeã, seguida de Vilar do Paraíso e Afurada


A marcha de Santa Marinha foi a grande vencedora das Marchas de S. João - Gaia 2012, este ano subordinadas ao tema "O São João". O segundo lugar foi atribuído à representação de Vilar do Paraíso, enquanto a terceira classificada foi a marcha da Afurada.
As Marchas de S. João, organizadas pelo Município de Gaia através da Gaianima, são um dos momentos altos das festividades que decorrem nesta quadra no concelho de Vila Nova de Gaia. Este ano, a tradição cumpriu-se através da participação de nove marchas sanjoaninas, com a seguinte classificação geral: Valadares (4º), Mafamude (5º), Crestuma (6º), Avintes (7º), Sermonde (8º) e Pedroso (9º).
Todas as freguesias/marchas participantes glosaram o tema proposto, quer no que respeita à letra e música de cada marcha, quer no que concerne aos arcos, balões e guarda-roupa.
A Grande Marcha - Gaia 2012, de autoria do poeta e letrista Joyce Piedade (letra) e do maestro e compositor Ramiro Lopes (música), foi interpretada por Rosita, com muita vivacidade e acompanhada por milhares de populares entusiastas.
Antes da exibição no cais de Gaia, frente ao executivo da Câmara de Gaia e ao júri, todas as marchas desfilaram num percurso compreendido entre o tabuleiro inferior da ponte Luís I e o Largo da Cruz, dando cor e alegria a uma das zonas turísticas mais belas do concelho.
O júri foi constituído por Joyce Piedade e Gaspar Castelo Branco (Letra - Prémio José Guimarães), Maestros Ramiro Lopes e José Miguel Monteiro (Música), coreógrafos Marcelo Ferreira e Elena Martinova (Coreografia), artistas plásticos José Silva e Mário Couto (Cenografia), cronometrista oficial José Luís Ribeiro, estilistas Luís Parada e Paula Ferreira (Guarda-Roupa) e artistas plásticos Filipe Rodrigues e Marco Costa (Globalidade).
As marchas de S. João contaram com a presença de Mercês Ferreira, Amélia Traça, Veneranda Carneiro, Mário Dorminsky e Rui Cardoso, Vereadores da Câmara de Gaia, Ricardo Almeida, Presidente do Conselho de Administração da Gaianima, e os Presidentes de Junta de cada freguesia participante.
Relembrar e reviver é um dos objectivos desta iniciativa do Município de Gaia, que pretende proporcionar o reforço do sentido de comunidade, incentivando a participação através das suas coletividades.


MARCHA OFICIAL DE S. JOÃO - GAIA 2012
O S. João é p´ra Gaia
Uma noite de folia,
São o povo e as Freguesias
Que lhe dão toda a alegria.
A noite de S. João
É noite de brincadeiras,
Seja pobre ou seja rico
Todos saltam as fogueiras.
Há o fogo de artifício
Os balões e orvalhadas
Não esquecendo a tradição da bela sardinha assada.
À beira rio plantada
Gaia és uma cascata,
Lugar onde o S. João
Fez o seu altar de prata.
Nela temos miradouros
Avenidas e vielas
Que lhe dão um ar de graça
Com canteiros às janelas.
As ervas e rosmaninho,
Alho porro e manjericos
São as coisas preferidas
Por todos os namoricos.
As cascatas e fogueiras
Por todo o lado espalhadas
Dão a Gaia um ar de moça
Sempre pronta p´ras noitadas.
Gaia tu és um vulcão
Em constante actividade
As noites de S. João
Deixam-nos ficar saudade.


Autora:Joyce Piedade/2012