BALÕES PORTUGAL

.

segunda-feira, 13 de junho de 2016


“FESTAS DE LISBOA/2016”
“ALFAMA” VENCE MARCHAS POPULARES DE LISBOA
O SEGUNDO LUGAR FOI ATRIBUÍDO À MARCHA DA “PENHA DE FRANÇA”


O bairro de Alfama foi o vencedor da edição deste ano das Marchas Populares de Lisboa, anunciou esta segunda-feira a Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC). O segundo lugar foi atribuído à marcha da Penha de França e o terceiro à marcha de Alto do Pina. Este ano, as Marchas Populares fizeram uma alusão ao 170.º aniversário do nascimento de Rafael Bordalo Pinheiro e ao 50.º aniversário da construção da Ponte Sobre o Tejo (Ponte 25 de Abril).
Segundo a EGEAC, as marchas são avaliadas com uma pontuação de 0 a 20 e em dois momentos, no pavilhão MEO Arena e na Avenida da Liberdade, nas categorias de coreografia, cenografia, figurino, melhor letra, musicalidade, melhor composição original e desfile da avenida. Por categorias, Alfama, Auto do Pina e Penha de França foram os bairros melhor classificados na coreografia, Alcântara na cenografia e Alcântara, Alto do Pina e Bairro Alto no figurino. O título de melhor letra foi arrecadado pela marcha da Madragoa, já na categoria de musicalidade destacaram-se os bairros de Alfama, Alto do Pina e Penha de França e a melhor composição original foi "Manjerico", de Alfama. A marcha de Alfama foi a vencedora na categoria de desfile da avenida, informou ainda a EGEAC. À semelhança de anos anteriores, a 84.ª edição das Marchas Populares de Lisboa contou com a participação 20 marchas em competição: Alto do Pina - vencedora do ano passado -, Alfama, Alcântara, Bela Flor -- Campolide, Campo de Ourique, Carnide, Penha de França, Bairro da Boavista, Bairro Alto, Benfica, Ajuda, Madragoa, São Vicente, Bica, Mouraria, Santa Engrácia, Marvila, Graça, Olivais e Lumiar. As marchas que entraram este ano a concurso foram Campo de Ourique, Penha de França e Bairro da Boavista - esta última participou nas Marchas Populares pela primeira vez -, ocupando o lugar das marchas de São Domingos de Benfica, Beato e Baixa, que participaram no ano passado. Na Avenida da Liberdade desfilaram também os 32 noivos de Santo António, a marcha infantil "A Voz do Operário" e a marcha dos Mercados, ambas extracompetição, e, como convidados, a marcha popular de Portimão e a dança do dragão da Lo Leong Sport General Association de Macau.

CLASSIFICAÇÃO


1º Marcha de Alfama 
2º Marcha da Penha de França 
3º Marcho do Alto do Pina
4º Marcha de Alcântara
5º Marcha da Madragoa
6º Marcha do Bairro Alto
7ºMarcha de S. Vicente
8º Marcha da Bela Flor-Campolide
9º Marcha de Marvila
10º ex-aequo Marcha da Mouraria
10º ex-aequo Marcha dos Olivais
12ºMarcha da Ajuda
13º Marcha de Carnide
14º Marcha da Bica
15º Marcha da Graça
16º ex-aequo Marcha Sta. Engrácia
16º ex-aequo Marcha de Campo de Ourique
18º Marcha de Benfica
19º Marcha do Bairro da Boavista
20º Marcha do Lumiar

CLASSIFICAÇÕES POR CATEGORIA:

Melhor Coreografia: Alfama, Alto Pina, Penha de França
Melhor Cenografia: Alcântara
Melhor Figurino: Alcântara, Alto do Pina, Bairro Alto
Melhor Letra: Madragoa
Melhor Musicalidade: Alfama, Alto do Pina, Penha de França
Melhor Composição Original: “Manjerico” de Alfama
Melhor Desfile da Avenida: Alfama
Parabéns a todas as Marchas participantes e todos os envolvidos que se dedicaram a esta 84ª edição das Marchas de Lisboa!

A marcha de Alfama, vencedora das Marchas de Lisboa/2016
foi recebida com grande ovação pelos moradores do seu bairro.

Sem comentários:

Enviar um comentário