BALÕES PORTUGAL

.

sábado, 20 de junho de 2015


PORTO
FESTIVAL DE BALÕES
“SÃO JOÃO BALOEIRO/2015” 


A Equipa Maus Hábitos do Porto voltou a aliar-se aos mestres baloeiros brasileiros para lançar mais um programa de Balões de Fogo artesanais para este São João, com várias formações, workshops e largadas.
Com o programa
SÃO JOÃO BALOEIRO 2015, o Maus Hábitos quer complementar a forte tradição de largar balões nas festividades de São João, introduzindo as técnicas brasileiras dos Balões de Fogo gigantes e incentivando a uma revisitação da prática artesanal destes balões tão característicos da nossa cultura.
Este ano, foi convidado o Mestre Baloeiro Luciano Britto (Brasil) a vir dar formação de baloeiros e workshops de criação de balões, numa passagem de testemunho que tem como principal objetivo a transmissão de conhecimento com vista à criação de novos baloeiros na cidade, que possam eles próprios continuar esta prática, de forma que esta tradição artesanal não deixe realmente de fazer parte do Porto e dos seus habitantes.
O programa já organizo tem 3 partes. Duas delas já concluídas e que constou-se de 4 dias de formação de baloeiros direcionada a artistas/formadores e 4 dias de workshops abertos ao público, para construção gratuita de balões de fogo. A última parte será realizada no momento final da largada de balões de São João, à meia noite do dia 23, no “Balódromo” da Av. dos Aliados que contará também com o apoio das equipas TURMA ARTE INVICTA DO PORTO e TURMA LUSA DE LISBOA, que estarão presentes no festival, lançando alguns balões, ambas de suas autorias.
O destaque para o festival, vai para o lançamento de 100 balões “caixa”, 1 balão modº “Estrela” com mais de 11 metros de diâmetro, vários de 3 a 4 metros e 1 balão de 10 metros que levará um letreiro noturno, ambos de autoria do Mestre Baloeiro Luciano Britto (Brasil) e da equipa Maus Hábitos.
Este é um projeto financiado pela Porto Lazer, realizado em parceria com a Câmara Municipal do Porto e a Saco Azul Associação Cultural, e está inserido dentro do programa cultural e festivo do SÃO JOÃO - PORTO 2015.

PROGRAMA de 11 a 23 de Junho
Edifício Montepio - Av. Aliados

FORMAÇÃO DE BALOEIROS
Dias 11, 12, 13 e 14
das 15h às 20h
(já concluído)
para Formadores e Artistas

OFICINA DE CONSTRUÇÃO DE BALÕES DE FOGO
Dias 16, 17, 18 e 19
das 15h às 20h
(já concluído)
Workshops livres

LANÇAMENTO DE BALÕES DE S. JOÃO
Dia 23 - Largada Coletiva - à partir das 21 h
“Balódromo” da Av. dos Aliados

Sem comentários:

Enviar um comentário