BALÕES PORTUGAL

.

domingo, 17 de maio de 2015


PORTO PREPARA O MAIOR E MELHOR S. JOÃO DE SEMPRE COM EVENTOS A DECORRER DURANTE 6 SEMANAS
RUI MOREIRA E A PORTOLAZER APRESENTARAM NAS FONTAINHAS A PROGRAMAÇÃO CONTÍNUA DAS FESTAS DE SÃO JOÃO DO PORTO 2015.


A expetativa era grande para o São João 2015, o segundo deste mandato do executivo de Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto. A partir das Fontainhas, Rui Moreira e a PortoLazer apresentaram aquele que será, segundo os próprios, o maior e melhor São João do Porto de sempre, com eventos a decorrer ao longo de mês e meio, de 23 de maio a 04 de julho. Entre as novidades está o ponto de partida e de chegada de todos os festejos - as Fontainhas - razão pela qual a apresentação do programa oficial das festas decorreu neste bairro emblemático da cidade. Rui Moreira pretende devolver o São João às Fontainhas, segundo afirmou.
A abertura oficial das Festas de São João do Porto 2015 decorrerá no dia 23 de maio, sábado, com o tradicional Desfile do Carro Elétrico, organizado pelo Museu do Carro Elétrico. Um dos elétricos do desfile transportará o 1º Baile em Marcha, para o qual o público será convidado a juntar-se de forma gratuita ao longo do percurso e das várias paragens deste baile itinerante. Às 00h30, nas Fontainhas, o ex-Da Weasel, Carlão, apresentará o seu mais recente álbum a solo, Quarentena.
A Avenida dos Aliados continuará a ser o palco maior dos grandes concertos do São João 2015. Os D.A.M.A. tocam a 19 de junho, Rui Veloso no dia 20, comemorando 35 anos de carreira, os Deolinda no dia 21, António Zambujo a 22 e José Cid é rei na noite de 23, a noite de São João.
Por toda a cidade decorrerão eventos apelativos, pensados para toda a família e para todas as idades. No dia 24 de maio, o Parque da Cidade receberá um Mini NOS Primavera Sound e, entre os dias 30 e 31, Serralves estará novamente em festa, num dos maiores festivais europeus de expressão artística contemporânea.
Uma das maiores novidades desta programação das Festas de São João do Porto 2015 é a estreia do Caixa Ribeira, o maior festival de fado do país, com mais de 40 concertos, em 11 palcos na Ribeira do Porto, com alguns dos maiores nomes da atualidade, mas também com as jovens promessas do fado.
No dia 14 de junho, decorrerá a 16.ª Corrida de São João, evento que inclui uma corrida de 15 km e uma caminhada de 5 km e que, este ano, pretende superar os 9.000 participantes da edição anterior. No dia 23, às 00h00 horas, ocorrerá o ponto alto das festas com o fogo-de-artifício de São João, numa ação conjunta entre a Câmara Municipal do Porto e a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, e que levará milhares de pessoas a concentrarem-se junto ao Rio Douro. O fogo-de-artifício será lançado a partir da Ponte D. Luiz I e de plataformas instaladas no rio. Em paralelo, na Avenida dos Aliados, será feita a largada de 120 balões, alguns com 10 metros de altura e um balão estrela com 11 metros de diâmetro.
O Rio Douro, no dia 24 de junho, receberá, como é tradição, a 31.ª Regata dos Barcos Rabelos das grandes marcas de Vinho do Porto, regata que partirá do Cabedelo em direção à meta, que é a Ponte D. Luiz I. As Festas de São João do Porto 2015 culminam, a 04 de julho, com as Rusgas de São João, que terminam na Alameda das Fontainhas, onde os vencedores serão anunciados. Espera-se grande afluência de público e a participação do maior número de freguesias. O encerramento oficial decorre com o Grande Arraial de São João.
Imagens de arquivo: S. João do Porto/2014

Sem comentários:

Enviar um comentário