BALÕES PORTUGAL

.

quarta-feira, 6 de maio de 2015


PORTO
FESTAS DE S. JOÃO DO PORTO/2015 JÁ SE ENCONTRAM EM PREPARAÇÃO

O S. JOÃO DO PORTO CELEBRA-SE ESTE ANO ENTRE 23 DE MAIO E 04 DE JULHO COM CERCA DE 200 INICIATIVAS, MAIS CENTRADAS NA ZONA DAS FONTAINHAS E ORÇADAS EM 300.000 EUROS.


O valor global da programação é superior em 20% ao de 2014, mas esse aumento é suportado pelos patrocinadores, explicou Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, que organiza o evento em colaboração com a empresa municipal Porto Lazer que apresentou a iniciativa numa conferência de imprensa nas Fontainhas, com cheiro a carvão, sardinhas assadas e pimentos e música de José Cid, o artista que vai atuar na avenida dos Aliados às 1h de 24 de junho. Na mesma noite e local, os portuenses e visitantes assistirão, pelas 23h, ao Festival “São João Baloeiro”, uma largada de mais de 120 balões de S. João, que assinalará o fim do projeto que, durante uma semana, ensinará quem quiser fazer balões de fogo, explicou Nuno Lemos, administrador da Porto Lazer, lembrando, à meia-noite, o fogo-de-artifício no rio Douro e na ponte Luís I, “numa produção conjunta” entre as câmaras do Porto e de Gaia, com um custo estimado de “50.000 euros”. Tanto Nuno Lemos como Rui Moreira esclareceram que os números avançados correspondem ao valor da “programação própria” organizada pela Câmara e pela empresa municipal, que abrange sobretudo eventos gratuitos, não contemplando iniciativas autónomas como o NOS Primavera Sound ou o Serralves em Festa, por exemplo.

Rui e os Mingos e Samurais
Rui Veloso, que tem estado afastado dos palcos, respondeu a um “convite pessoal do presidente da autarquia” e apresenta-se no mesmo local no sábado anterior, dia 20, para um concerto que volta a reunir a banda Mingos e Samurais para assinalar os seus 25 anos de história e os 30 de carreira do cantor, adiantou aos jornalistas fonte da presidência da autarquia. A mesma fonte indicou que, tratando-se do fim de semana anterior ao do S. João (que se celebra a 24 de junho, quarta-feira, e tem o ponto algo dos festejos na noite de dia 23), são esperadas cerca de “100.000 pessoas” no concerto do portuense.
A avenida dos Aliados vai também acolher os concertos gratuitos dos D.A.MA, no dia 19, dos Deolinda, no dia 21 e de António Zambujo, no dia 22.
Os festejos começam em maio, no dia 23, nas Fontainhas, com um baile na alameda, a inauguração de um mural de 200 metros quadrados que “homenageia a cidade”, uma “largada simbólica de balões” de S. João e um concerto de Carlão – ex-Da Weasel –, indicou Nuno Lemos, destacando a intenção de fazer do S. João do Porto “o maior e melhor do mundo”.


É no mesmo local que este ano se realiza o “Primavera nas Fontainhas”, com os chamados “concertos de aquecimento” para do Primavera Sound (04 a 06 de junho no Parque da Cidade), gratuitos e agendados para 03 de junho às 18h.
Esta maior atenção às Fontainhas deve-se ao facto de a Câmara ter aceitado o desafio, feito em 2014, de “levar o S. João de volta” àquele local tradicionalmente conhecido como o centro dos festejos, esclareceu Rui Moreira, destacando que é nas Fontainhas que este ano terminam as rusgas de S. João, a 04 de julho, numa iniciativa que termina com “um grande arraial”.
“Tenho uma grande esperança nas rusgas este ano. Elas precisavam de maior destaque. Antes chegam aos Aliados e desmobilizavam. Agora, teremos aqui [nas Fontainhas] uma grande festa”, afirmou.

Eventos paralelos
A programação acolhe ainda o Serralves em Festa, que se realiza na Fundação com o mesmo nome entre 30 e 31 de maio mas começa na baixa, no dia 29, a primeira edição do festival de fado Caixa Ribeira (12 e 13 de junho), o Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (09 a 21 de junho) e os festejos do Dia da Criança no Palácio de Cristal.
A 24 de maio, os mais novos têm música no Parque da Cidade, na primeira edição do Mini NOS Primavera Sound, indicou Nuno Lemos, da Porto Lazer, acrescentando que a rotunda da Boavista acolhe carrosséis e outros divertimentos a partir de 01 de junho.
Depois da noite de S. João, o projeto Locomotiva ganha destaque e, a 27 de junho, inaugura o maior painel de azulejos da cidade, com 3.000 exemplares, e estreia “Porto Granito e Sonho”, um espetáculo do Teatro do Bolhão.

Sem comentários:

Enviar um comentário