BALÕES PORTUGAL

.

terça-feira, 3 de março de 2015


FESTIVAL LANTERN PINGXI SKY
MEGA LANÇAMENTO PODERÁ CHEGAR AOS 200 MIL BALÕES LANTERNAS EM TAIPEI
DE 5 A 15 DE MARÇO DE 2015


Enquanto o ano novo chinês tende a receber toda a atenção, um dos dias comemorativos mais sutis e sedutores no calendário chinês é o Sky Lantern Festival anual. Em um momento de glória luminosa, 100.000 a 200.000 balões de ar quente irão enaltecer um céu iluminado pela lua cheia. Embora o feriado seja comemorado em toda a Ásia, em nenhum lugar do mundo é mais reconhecido do que em Pingxi, uma cidade remota localizada numa montanha, em Taipei, Taiwan.
De acordo com os anciãos de Pingxi, a Sky Lantern Festival teve origem na dinastia Xing há mais de dois mil anos atrás. Naquela época, bandos de bandidos invadiam com frequência as aldeias das terras baixas, obrigando os moradores a procurar refúgio nas verdejantes montanhas. Os Vigias das aldeias usavam então "balões de fogo" como sinais para informar aos refugiados que suas casas estavam seguras, mais uma vez. Quando os que estavam escondidos nas colinas viam as chamas celestes, eles sabiam que era hora de ir para casa.


Quem for a Pingxi, poderá caminhar ao longo de Old Street ou ir diretamente para o palco principal. Recomenda-se que se desloquem primeiro a Old Street para obter uma experiência mais íntima da principal rua comercial antes de chegarem os 80.000 participantes do festival.
A principal atividade é para comprar um balão lanterna, rabiscar seus desejos e ambições sobre ele e em seguida, enviá-lo para o céu. Os balões lanternas são feitos de papel oleado de arroz, pele de carneiro, filamentos de bambu, seda ou cetim equipado com uma mecha grande na parte inferior. Como os balões aquecem, eles tomam o voo e permanecem no ar por tanto tempo enquanto a chama durar. A base de lançamentos individuais acontece num local invadido por trilhos ferroviarios em Old Street. Os comboios passam a cada 15 minutos, forçando as pessoas a espalhar-se para os lados.
Meia milha abaixo de Old Street, encontra-se o palco principal. Pode-se dizer que uma grande produção instala-se sempre neste lado da cidade com telões e câmeras de televisão, onde celebridades e músicos estão por toda parte.


Os lançamentos coletivos começarão pela manhã às 6:30 hs. e acontecerão três vezes por hora até 21:30 hs. No palco principal, centenas de sonhos irão ser lançados de uma só vez. É de tirar o fôlego para ver o firmamento escuro como breu, não corrompido pela poluição luminosa. Não só os balões lanternas atuarão como dispositivos de sinalização em Pingxi antigo, mas eles também comemorarão o fim oficial do Ano Novo Chinês. A sua libertação simboliza o derramamento de formas ultrapassadas e a abraçar um futuro otimista e fortuito. Quando as sensações luminosas tocarem baixo, é com grande esperança de que um de altas aspirações possa ser levado a bom termo no próximo ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário