BALÕES PORTUGAL

.

quarta-feira, 11 de junho de 2014


FESTAS DE LISBOA/2014

“CASAMENTOS DE SANTO ANTÓNIO”
LISBOA CUMPRE A TRADIÇÃO
NO DIA 12 DE JUNHO
OS CASAMENTOS DE SANTO ANTÓNIO TIVERAM INÍCIO EM 1958, POR INICIATIVA DO DIÁRIO POPULAR, TENDO SIDO INTERROMPIDOS EM 1974 E RETOMADOS EM 1997 POR INICIATIVA DA CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA. DESDE ESSA ALTURA, MANTÊM O MESMO MODELO: 11 CASAIS CELEBRAM O CASAMENTO EM CERIMÓNIA RELIGIOSA CATÓLICA E 5 EM CERIMÓNIA CIVIL. DESDE 1997, JÁ CASARAM 272 CASAIS – E NESTA QUINTA-FEIRA PASSARÃO A SER 288.


Constituem um inegável património cultural da cidade de Lisboa e são acompanhados de perto por milhares de pessoas, ao vivo mas também via emissão em direto na RTP1 e RTP Internacional.
Nesta edição, o espírito de integração dos lisboetas é celebrado no tema dos Casamentos de Santo António; «Lisboa é uma cidade cosmopolita», onde várias culturas se misturam e formam uma nova cidade, cheia de referências a outros locais.
Na festa de 2014 estarão presentes oito «Casais de Ouro», ou seja, casais que se uniram em 1964 no âmbito da iniciativa então designada como «Noivas de Santo António». Também estes casais experientes desempenharão um papel importante na celebração, com a bênção das alianças e a presença ativa em toda a cerimónia, inspirando, pelo seu exemplo, os casais mais jovens.
Os 16 casais de Santo António 2014 foram selecionados entre várias dezenas de candidatos, sendo critério obrigatório que pelo menos um dos noivos resida no concelho de Lisboa. As inscrições abriram em Janeiro, durante a Exponoivos, e estenderam-se até meados de Março.

Os Casamentos de Santo António decorrem em três espaços: casamentos civis no Salão Nobre dos Paços do Concelho, às 12:00; casamentos católicos na Sé, às 14:15; e o copo de água na renovada Estufa Fria, que abrirá propositadamente para este evento.



                                                                                                                                              Edição 2013

Toda a cidade está envolvida, e haverá o habitual desfile dos recém-casados pelas principais ruas da cidade, que este ano decorrerá em tuk-tuks.
Esta é uma iniciativa que não acarreta custos para a Câmara Municipal de Lisboa, graças aos apoios e patrocínios, dos quais se destacam a RTP, a Agacri (veste as noivas no dia do casamento), o El Corte Inglês (veste os noivos neste dia), o Continente (oferece o copo de água), a Torres Joalheiros (oferece todas as alianças, incluindo a dos casais de ouro), o Jornal Diário de Notícias (oferece lua de mel, na Madeira), entre muitos outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário