BALÕES PORTUGAL

.

sábado, 15 de março de 2014


ILHA DA MADEIRA
“NATIVISTAS VOADORES” – NASCEU A PRIMEIRA EQUIPA BALOEIRA NA ILHA MADEIRENSE


“NATIVISTAS VOADORES”! Assim se denomina a primeira equipa baloeira criada na Ilha da Madeira, localizada no concelho de Ponta do Sol, lugar de Monte das Peras.
Este grupo de jovens baloeiros, na verdade já existe desde 2008 mas, devido aos vários grupos que existem nesta região, os próprios sentiram necessidade de criar um nome que os identificassem e “NATIVISTAS VOADORES” foi a nomeação escolhida pelos integrantes desta equipa que pretende dar continuidade a tradição existente na localidade de Monte das Peras, com a construção dos balões de ar quente feitos em papel de seda, que são lançados anualmente na época de Natal, Ano Novo e durante o mês de Janeiro.
Segundo Zé Jesus, o porta-voz desta equipa baloeira, em recente declaração ao BalõesPortugal, o próprio relatou-nos um pouco da História do seu grupo:
“Somos um grupo de jovens amigos, que gostamos de celebrar a tradição natalícia dos balões, existente em Ponta do Sol, Madeira. Tendo em conta as várias pessoas amigas e vizinhos que deitam e gostam da tradição dos balões na zona do Monte, Ponta do Sol, resolvemos criar, recentemente um nome próprio do nosso grupo de amigos, passando a ser uma Equipa Baloeira denominada "BALÕES DO MONTE NATIVISTAS VOADORES, com o intuito de divulgarmos o nosso trabalho, sem abrangermos e nem sermos confundidos com os nossos amigos residentes nesta zona (Monte) que partilham a mesma paixão que nós, e que futuramente possam também, a partir da internet divulga-la! Acima de tudo gostamos muito daquilo que fazemos e tentamos sempre arranjar maneira de nos destacar pela positiva dos outros grupos presentes na Ilha da Madeira, mantendo sempre o bom contato e amizade quer com os amigos baloeiros do grupo da Lombada-Ponta do Sol, quer com o grupo de Canhas-Ponta do Sol. Como costumamos dizer "rivalidade saudável!"
Embora não exista líder de equipa, sou eu (José Carlos Jesus) o responsável pela divulgação do grupo, na Internet. No entanto gostaríamos de referir o nome dos restantes membros da equipa, composta por (Nuno Miguel, Nelson Barreto, André Drumond e Alex Miguel, tendo este apenas 12 anos). Contamos sempre com o apoio de vizinhos e familiares quer nos lançamentos dos balões, quer com ajudas de materiais, desde o papel de seda, barbantes, velas de cera, etc, o que nos ajuda a confecionar bons e bonitos balões.
Em relação ao nosso logotipo, usamos um balão que representa a construção de um muito parecido e lançado recentemente, em que esse mesmo balão foi estreia na Ilha da Madeira, onde fomos os primeiros a lançar um desse gênero. O Sol representa o nosso bonito concelho de Ponta do Sol e as montanhas com o mar por baixo, representa a ilha mais bonita do mundo, a nossa Ilha da Madeira, que só poderia pertencer ao nosso tão belo país que é Portugal!”
BalõesPortugal, saúda a criação de mais uma Equipa Baloeira, a “NATIVISTAS VOADORES”, desejando muito sucesso e um futuro risonho na defesa da nossa tradição do Balão de papel de seda praticada na Ilha da Madeira.
Fazemos votos para que outros grupos de baloeiros na Ilha da Madeira, possam seguir o mesmo exemplo, transformando-se em “equipas ou turmas” com denominação, para que assim, uma nova era da arte baloeira possa se desenvolver e evoluir cada vez mais, aumentando a adesão da nossa tradição por parte de novos artesãos baloeiros.
Bem hajam, Equipa “NATIVISTAS VOADORES”. Sejam bem-vindos a nossa comunidade baloeira!
Terminamos esta reportagem com a divulgação de alguns balões lançados por esta equipa na época de 2013/2014.

Sem comentários:

Enviar um comentário