BALÕES PORTUGAL

.

domingo, 16 de fevereiro de 2014


FESTIVAL PINGXI SKY LANTERNS/2014 ATRAIU A VISITA DE MILHARES DE TURISTAS
MAIS DE 100 MIL BALÕES FORAM LANÇADOS EM TODO O EVENTO


Um dos maiores festivais de balões no mundo, realizou-se entre os dias 3 a 14 de Fevereiro de 2014, na cidade de Taipé, em Taiwan.
O PINGXI SKY LANTERN FESTIVAL, considerado como uma das maiores atrações do continente asiático, é realizado para comemorar a primeira lua cheia do Ano Novo chinês, celebrado a 15 de Janeiro de 2014 no calendário lunar (que não deve ser confundido com o calendário ocidental), quando ocorreram as primeiras celebrações.
De destacar que este festival anual que se realiza no norte do Distrito de Pingxi, Taiwan, foi nomeado recentemente pela maior editora do mundo de guias de viagem, como um dos 14 melhores festivais do mundo que se podem apreciar durante a vida. Mais de 100 mil balões lanternas foram lançados para o céu, numa tradição que começou a ser praticada durante as celebrações do Ano Novo Lunar, onde também se destaca a sua gastronomia e lançamento de fogos de artificio multicoloridos. A cada ano este festival atrai dezenas de milhar de visitantes de todo mundo para Pingxi, o principal lugar em Taiwan onde o lançamento de balões é realizado com mais frequência.
O Pingxi Sky Lantern Festival, foi realizado pela primeira vez em 1999 e durante o ano de 2013 foi nomeado pela CNN como uma das “52 coisas a fazer” pelas pessoas neste ano.
Conforme reza a tradição, o 4º dia do Ano Novo Lunar é o dia para acolher o “Deus da Fortuna”. Este é considerado o momento mais auspicioso para orar e desejar a felicidade no novo ano que se segue.
No entanto, os eventos do Pingxi Sky Lantern Festival, foram realizados este ano em três locais ligeiramente diferentes dentro de Pingxi e em três datas marcadas pela organização.
Assim sendo, o primeiro festival de balões ocorreu no dia 3 de Fevereiro nas instalações da Jing Tong Elementary School, em Jingtong Street, onde se comemorou o 4º dia do Ano Novo Lunar, sendo o dia em que se acolhe o Deus da Fortuna. Nesta noite, os balões em forma de modelo lanternas chinesas (Yuanbag), foram lançados para acolher o Deus da Fortuna. No total, foram realizados 10 sessões de lançamento nesta noite e cada sessão contou com o lançamento de 600 balões (120 lanternas em forma de lingotes chineses, juntamente com 480 lanternas tradicionais).
No dia 8 de Fevereiro, o festival decorreu nas instalações da Pingxi Junior High School, em Shidi Street, onde foram lançados 1.950 balões lanternas.
Finalmente, no dia 14 de Fevereiro, realizou-se o último encontro na Praça nº 126, em Nanshanping. Esta foi a data oficial do Festival de Lanternas da China e este ano, aconteceu ao nascer da noite no Dia dos Namorados. Por isso, os organizadores viram-se com um evento que combinou com o tradicional Festival de Lanternas no céu, onde foi necessária a inscrição antecipada no dia. Nessa noite, foram lançados um total de 1.750 balões lanternas (200 lanternas em forma de coração e 1.550 lanternas tradicionais).
Com um grande comércio em lojas e vendedores ambulantes que comercializaram milhares de balões lanternas de cores variadas, previu-se que durante os dias dos festivais e restantes dias normais, tenham sido lançados mais de 100 mil balões, que de alguma forma faz movimentar e crescer a indústria baloeira desta nação.
BalõesPortugal, regista os melhores momentos com a publicação do vídeo e fotos da edição de 2014 do PINGXI SKY LANTERN FESTIVAL.


VIDEO

Sem comentários:

Enviar um comentário