BALÕES PORTUGAL

.

terça-feira, 27 de agosto de 2013


LANÇAMENTO DO GLOBO DE BETANZOS/2013 FOI UM SUCESSO


Em Espanha, por toda a região da Galiza estão a ser celebradas centenas de festas em várias localidades mas, é na cidade de Betanzos que existe um elemento diferenciador onde na sua festividade em honra de San Roque continua-se a manter uma tradição centenária no lançamento do maior Balão da Europa com 26 metros de altura, mais conhecido pelo “Globo de Betanzos”.
Assim, pela 135º vez foi lançado mais um exemplar nas celebrações das Festas de San Roque de 2013 em Betanzos, perante uma assistência com mais de 50 mil pessoas. O lançamento que decorreu perto da meia-noite do dia 16 de Agosto de 2013, foi efetuado na Praça de Garcia Irmans, completamente repleta que brindou com forte ovação e aplauso a sua subida. No centro das atenções, pairava no ar a alegria repleta dos membros da equipa baloeira liderada pela grande família Pita. Mais uma vez, um lançamento de sucesso dando continuidade a uma tradição que começou em 1875.

Deixamos registados algumas imagens e vídeos do lançamento do Globo de Betanzos/2013.


VIDEO

EQUIPA DE 50 INTEGRANTES GARANTIRAM A SEGURANÇA DO GLOBO DE BETANZOS/2013


O balão subiu pela meia-noite mas, para que tudo desse certo, o lançamento contou com a ajuda de cinquenta pessoas que estiveram envolvidos na segurança do mesmo e que faziam parte da Proteção Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Voluntários que estiveram de prontidão muito antes do lançamento começar, pois este era um dos principais eventos das festividades em que se concentraram milhares de pessoas na assistência.
O vereador da Câmara, Diego Fernández, lembrou que diversas áreas também estiveram interditadas, tais como o estacionamento, especialmente em O Carregal e Bellavista. Também foi mantido os dispositivos especiais de tráfego, sendo cortado a circulação no centro da cidade durante todo o dia.
Antes da celebração do lançamento do balão foi realizada pelas 19 horas uma atuação da Banda Municipal na Praça da Constituição que seguiu para a igreja de Santa María de Azougue. Ali, foi realizada uma missa solene em que contou com a atuação do coral polifônico e uma oferta do prefeito Ramón García Vázquez ao padroeiro da cidade. Às 22,30 horas, foi realizado um festival de música com a orquestra Marbella.
Também, de acordo com fontes municipais, tendo em conta o grande número de pessoas que testemunharam o lançamento do globo de papel, a Cruz Vermelha disponibilizou na cidade um serviço para "localizar crianças perdidas" entre as 19 horas da tarde e uma hora da manhã na praça principal onde se realizaram os festejos.

Pelas 23.30 horas deu-se o início do lançamento do globo ao pé da torre de San Domingo, procedendo à colocação do "pau" preso à própria torre com uma corda suspensa que fez com que se elevasse o globo.

CÂMERA AÉREA FILMA LANÇAMENTO DO GLOBO DE BETANZOS


Como novidade, esta edição contou com a presença de uma equipa de um programa de televisão que chegou cedo a cidade para saber dos segredos de um balão desenhado por Claudino Pita, desde o século XIX. Sob a batuta do ator e galego Francis Lawrence, o programa empregou uma câmera espetacular que funcionou sob o comando de um controle remoto, voando como um inseto gigante. Ele gravou todo o processo de construção até a fase final do lançamento.


GLOBO HOMENAGEOU AS VITIMAS DO RECENTE ACIDENTE FERROVIÁRIO NA ESPANHA


O maior balão da europa fez parar a respiração de milhares de pessoas que se reuniram na praça central. Eles testemunharam a ascensão de um balão que, infelizmente, demonstrou na decoração de seus gomos, a realidade da crise e corrupção existente na Espanha. Houve também um aceno para a expansão das redes sociais. Duas fitas pretas também foram desenhadas em dois dos seus 16 gomos, homenageando nesta edição em memória das vítimas da tragédia do acidente ferroviário em Santiago de Compostela, ocorrido no dia 24 de Julho de 2013 e também em memória de Antonio Pita, neto do fundador Claudino Pita, que faleceu no início de 2013.
Os betanceiros ficaram particularmente orgulhosos destes gestos, convencidos de que a mensagem levada pelo seu balão seria transmitida por eles para o mundo.

O GLOBO DE BETANZOS/2013 CAIU EM UMA MONTANHA DE OZA-CESURAS


A notícia da descoberta espalhou-se como fogo entre a população de Betanzos e não descansaram até que eles soubessem "onde caiu o globo".
O aeróstato de papel foi localizado por uma equipa de resgate florestal depois das duas horas da manhã.
O balão estava no meio de uma montanha de Mandaio.
O voo do balão durou quase uma hora e meia, até que ele caiu em um bosque de Mandaio, recém-criada paróquia do município de Oza-cesuras, a cerca de 7 quilômetros do local de lançamento. A equipa de resgate, composta por sete pessoas, demorou uma hora para localizá-lo na montanha, uma vez que assistiram a sua queda. Passado duas horas da manhã, encontraram o balão pendurado entre dois pinheiros e retiraram para o chão.

Sem comentários:

Enviar um comentário