BALÕES PORTUGAL

.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013


FILIPINAS CONQUISTA NOVO RECORDE MUNDIAL COM LANÇAMENTO DE 15.185 BALÕES
Um novo recorde mundial foi quebrado na arte baloeira, onde desta vez milhares de jovens liberaram no céu a quantidade de 15.185 balões modelo “lanternas”, em cerca de 10 minutos na Universidade do campus Visayas em Miag-ao, Iloilo City, Filipinas. O evento teve como finalidade pedir a paz mundial através da paz interior. Isso quebrou o recorde mundial do Guinness que pertencia a Roménia com 12.749 balões lançados no ano passado em um único evento, segundo os organizadores.


Milhares de balões modelo lanternas tailandesas iluminaram o céu na noite do dia 24 de Maio de 2013, na cidade de Miag-ao, lloilo City, Filipinas, acendendo o caminho de um novo recorde mundial com entrada para o Guinness do maior número de balões lanternas voando simultaneamente.
O evento realizado na Universidade de Visayas, Filipinas, foi também uma forma de apelo à "Paz mundial através da Paz Interior" e foi organizado por filipinos e tailandeses participantes de vários credos religiosos.
“Seyda Subasi-Gemici”, juiz e representante oficial do Guinness World Records, disse que milhares de participantes lançaram 15.185 balões lanternas no céu dentro do campo de futebol da UP-Visayas (UPV). Este superou o recorde anterior estabelecido em 02 de junho de 2012 pela Roménia em 12.740 lanternas para promover a abertura de shopping centers.
"Estou feliz de anunciar um novo Recorde Mundial do Guinness. Vocês todos foram oficialmente incríveis ", Gemici disse à multidão de cerca de 15 mil que romperam em aplausos e gritaram " Philippines! Filipinas! "
Um certificado do recorde mundial foi concedido aos organizadores para a façanha.
O evento apelidado de "Luz Inaugural do evento Paz nas Filipinas: Paz Mundial através da Paz Interior", foi organizada pelo Instituto de Meio Way Meditação (MMI), nas Filipinas e sua principal organização baseada em Tailândia, que promoveu a meditação.
Burin Thitakusalo, MMI diretor, disse que o lançamento de balões são uma forma tradicional de oração para incentivar a harmonia e cultivar a paz interior com o objetivo de alcançar a paz mundial.


"Precisamos mais do que coisas materiais. Precisamos de uma sensação de calma, um sentido de direção em meio aos desafios em nossas vidas ", disse ele ao Inquirer.
Ele disse que atividades similares foram realizadas na Tailândia, mas o número de lanternas lançadas foi inferior a dez mil.
A atividade foi acompanhada por líderes de várias religiões, incluindo Jaro Arcebispo Anjo Lagdameo, Imam Abdulnasser Langco e Babaji Karmjit Singh.
"A paz do mundo começa a partir da paz interior", disse Lagdameo em sua oração.
Ele disse que a paz mundial viria de "dentro de nossos corações, em nossas próprias pessoas."


Os participantes em sua maioria vieram de Miag-ao, outras partes da ilha de Panay e outras províncias. Eles se juntaram a cerca de 100 parceiros MMI e voluntários da Tailândia.
Participantes de todas as idades e de todas as esferas da vida chegaram mais cedo pelas 02:30 hrs, no espaço campus de 1.200 hectares UPV em Miag-ao, cerca de 42 km ao sul de Iloilo City.
O campus foi escolhido como o local por causa de seu extenso espaço aberto delimitado por árvores e montanhas de um lado e o mar do outro.
Os organizadores do evento pediram uma doação P350 de cada participante para cobrir os custos da atividade e eles receberam passes prioritários, mas aqueles que não fizeram nenhuma doação ainda foram autorizados a participar.


A liberação dos balões lanternas no céu foi precedida por uma meditação guiada de 15 minutos com os participantes sentados no campo de futebol.
Os participantes do primeiro acenderam dez mil lanternas de terra para iluminar o campo de futebol. Um pequeno vídeo de orientação e demonstração ao vivo foi mostrado.
Os balões lanternas típicos da Tailândia foram feitos de papel de arroz com quadros de bambu. Eles tinham um diâmetro de 50 cm e uma altura de 1,5 m, de acordo com o Dr. Emiliano Bernardo III, o organizador de eventos.


Os participantes foram instruídos a acender os balões lanternas durante dois minutos e 45 segundos para permitir que o ar no interior aquecesse antes de liberá-los.
Os mesmos foram liberados em três fases dentro de 10 minutos a partir de 06:45 hrs. até cinco mil pares de participantes.
Os gritos de excitação ecoaram por todos os lados quando os balões lanternas foram liberados.
A princípio, cerca de 15.687 lanternas foram preparadas e apresentadas, mas alguns foram lançados fora do limite de 10 minutos. Outros queimaram-se antes de serem liberados.


Os organizadores disseram que o impacto ambiental do evento foi "menor do que o dos fogos de artifício e balões de borracha enchidos a hélio."
Bernardo disse que os balões lanternas de agora já não usam óleo combustível em suas mechas, sendo as mesmas feitas em papel de tecido embebido em cera. O único material metálico foi somente o fio de 1 mm usado para proteger a fonte de calor.
O novo recorde mundial e a entrada das Filipinas como o novo líder da arte baloeira para o Guiness, foi noticiada em vários órgãos de informação, principalmente nos noticiários das mais importantes emissoras de televisão do mundo.


BalõesPortugal regista com agrado as imagens e vídeos desta grande façanha das Filipinas, que mais uma vez valorizou a tradição dos balões de ar quente de papel de seda.   


VÍDEOS

Sem comentários:

Enviar um comentário