BALÕES PORTUGAL

.

segunda-feira, 29 de julho de 2013


PAPAGAIOS COLORIRAM O CÉU DE ABRANTES


Realizou-se no passado dia 1 de Junho de 2013, Dia Mundial da Criança, na margem Norte do Aquapólis, em Abrantes, um Festival de Papagaios organizado pela Associação Juvenil Gil Papagaios de Alcochete e pela Câmara Municipal.
Com a ajuda do vento, esta associação colocou no ar uma série de papagaios de diversas dimensões e repletos de cores.
Carlos Soares, da Gil Papagaios revelou que o maior, um papagaio modelo “raia”, tinha cerca de 30 metros de comprimento.
“É sempre uma das coqueluches destas atividades pela sua dimensão”, disse este “especialista”, explicando que é necessário “apenas um vento constante” para os colocar no ar.
Entre a raia, um diabo ou simples deltas, os céus ficaram cheios de cor e provocaram grande admiração nas centenas de pessoas que aproveitaram o dia soalheiro para visitar a margem do rio Tejo.
Paralelamente, a associação criou um atelier para as crianças, em que ofereceu um kit com um papagaio “bacalhau”, aquele que é o mais tradicional em Portugal.
As crianças pintaram os desenhos, montaram-nos e colocaram-nos no ar, com ajuda dos voluntários da associação.
“É uma atividade que sempre conta com muita adesão, porque se as crianças sentem que fizeram qualquer coisa sua os familiares recuam no tempo e recordam os seus tempos de meninice, quando faziam, na maior parte dos casos, os papagaios tradicionais”, explicou Carlos Soares.


O responsável acrescentou que “também fazemos os manuais, com papel de seda, canas e cola de farinha, água e vinagre, mas demoraria muito tempo. O que interessa é por os miúdos a pintar e depois vê-los a correr com o seu papagaio no ar”.
Carlos Soares revelou que a sua associação anda por todo o país em atividades deste gênero e organiza também o Festival Internacional de Papagaios de Alcochete.
É também um embaixador de Portugal, já que todos os anos têm convites para participar em eventos do gênero fora de portas, como é o caso da Coreia do Sul, onde já estiveram este ano.
Com muita cor e muita miudagem, neste dia da criança foram distribuídos cerca de 400 papagaios para as crianças de Abrantes continuarem a colocar no ar, assim os ventos o permitam.

Sem comentários:

Enviar um comentário