BALÕES PORTUGAL

.

sexta-feira, 5 de julho de 2013


S. JOÃO DE BRAGA/2013
CERIMONIA SOLENE E CORTEJO COM BALÃO ABRIRAM AS FESTAS DE S. JOÃO EM BRAGA

Foi um dos pontos altos das sanjoaninas. A cerimónia solene da abertura oficial das Festas de S. João de Braga de 2013 teve como palco a Praça do Município e realizou-se pela manhã, do dia 22 de Junho.



A sessão solene foi precedida pelo grandioso cortejo da Associação de Festas de São João que percorreu o trajeto entre a Avenida Central e a Praça do Município. 

Com arcos de romaria, grupos de rapazes e raparigas com traje de romaria da região de Braga, bandas filarmónicas, grupos de Zés Pereiras, bombos, gaiteiros, gigantones e cabeçudos, grupos folclóricos, tocatas, rusgas e romeiros, bem como a Associação de Festas, desfilaram até junto da câmara, onde apresentaram cumprimentos às autoridades civis, militares e religiosas.

A cerimónia começou com o hastear das bandeiras oficiais. Os hinos de Braga e de São João foram executados pelas seis bandas filarmónicas presentes. Os hinos foram cantados pelo Orfeão de Braga, onde ao mesmo tempo o balão oficial das Festas de S. João de Braga fora lançado. 
Mais uma vez, cumpriu-se assim a tradição do lançamento do Balão de S. João, perante os olhares e aplausos de milhares de pessoas que se concentraram no recinto da festa.

No final realizou-se a tradicional cerimónia de condecoração dos funcionários municipais.

No dia 23 de Junho (véspera de S. João) também realizou-se a tradicional ‘Rota dos Santos Populares, iniciativa da Bicavalaria do Minho que assim celebrou o seu 8.º aniversário.

De tarde, a pelas 14 horas, as atenções voltaram-se para o Aeródromo Municipal de Braga, em Palmeira, onde o Aero Club de Braga, em parceria com a Associação de Festas de São João, promoveu o maior festival aéreo nacional.

Na Praça Conde de Agrolongo foi apresentado um balão gigante que permitiu a realização de batismos de voo a quem desejou sentir a emoção de subir ao céu de Braga.

Durante todo o dia a animação foi uma constante por vários pontos da cidade.
No final da tarde, chegaram à cidade os grupos folclóricos, rusgas, tocatas e romeiros, que se concentrarão na Praça do Município para integrarem o Grande Cortejo das Rusgas, em direção ao parque da Ponte. Pela noite, mais de 150 mil pessoas se dirigiram para o centro da cidade que se encontrava colorida pela sua decoração luminosa por diversas artérias, sendo a Av. da Liberdade o espaço onde se concentrou o maior número de pessoas para festejar de martelo na mão o S. João de Braga, que durou até o dia clarear. Pela noite dentro vários balões foram lançados no interior da festa, bem como também dos arredores de Braga.


No dia 24 (Dia de S. João), o destaque foi para o desfile do Carros das Ervas, do Rei David e dos Pastores, pelas 9 horas.

“VAMOS TODOS A AVENIDA”

Pela parte da tarde, todos os caminhos foram dar à Avenida. Foi no coração da cidade que decorreu o IV Festival de São João da rádio Antena Minho e jornal Correio do Minho. 

O espetáculo começou pelas 14 horas, com o palco montado em frente aos Congregados onde passaram perto de meia centena de artistas portugueses. Este foi, sem margem para dúvidas, o maior festival de sempre de música nacional.

Toy, José Malhoa, Irmãos Verdade, Iran Costa, Claudisabel, Zé Amaro, Rui Bandeira, Axel e José Alberto Reis foram apenas alguns dos artistas portugueses que brindaram os bracarenses (e não só) com os seus temas mais famosos. Além destes, pelo palco principal das sanjoaninas, ao longo de cerca de 12 horas de espectáculo, passaram também Augusto Canário, Cristina Ardisson, Bruno Gomes, Hélder Baptista, 4 Mens, Ana Leão, Alma Gémeas, Ângelo Veloso, Tiago Maroto, Trio Os Boémios, Victor Rodrigues, Saul, Nelo Silva, Andreia Portilho, Carlos Soutelo, Os Amigos da Borguinha, Rackel, Sol Brilhante, Johnny Abreu, Carlitos, Rui santos, Maria do Sameiro, Liliana Maria, Zezé Fernandes, Carlos Miguel, Filipe Azevedo, Sons do Minho, Cris Ribeiro, Jorge Amado, Tó Fernando, Maria Celeste, Daniel Carlini, Costinha e Orquestra Flash Show.
Deixamos registados algumas belas imagens destas grandiosas Festas de S. João de Braga, que sempre rivalizam-se com as Festas de S. João do Porto. 











Sem comentários:

Enviar um comentário