BALÕES PORTUGAL

.

quarta-feira, 24 de julho de 2013


MAR DE GENTE NAS FESTAS DE SÃO PEDRO/2013 NA CIDADE DE
PÓVOA DE VARZIM


Milhares e milhares de pessoas celebraram São Pedro, na Póvoa de Varzim, reforçando o brilhantismo das emblemáticas Festas da Cidade.
Os últimos dias arrastaram multidões à nossa cidade que, de forma entusiasta, participaram nas várias iniciativas das Festas de S. Pedro 2013. Um ambiente escaldante, não só em temperatura mas também em emoções.
O calor humano superou o calor meteorológico e das fogueiras espalhadas pelas ruas da cidade fazendo da noitada de S. Pedro um dos momentos mais alto e quente das Festas. Música e sardinha assada alimentavam o corpo e espírito das multidões.
Poveiros e visitantes estavam envoltos numa alegria contagiante que extravasava com a passagem das rusgas que, ao longo da noite, foram atuando nos diferentes palcos cativando todas as atenções.
Os termómetros voltaram a subir na noite de sábado, com o Espetáculo das Rusgas, no Estádio do Varzim. Milhares de corações palpitaram com as atuações das Rusgas dos seis Bairros, Regufe, Belém, Mariadeira, Sul, Matriz e Norte e, ainda, do MAPADI, que fizeram vibrar a assistência que fervorosamente os apoiava. Todos se juntaram, no final, para a brilhante apresentação da Rusga da Póvoa.
Este ano, o espetáculo contou também com um momento de homenagem a Francisco Regufe que recebeu das mãos de Macedo Vieira, Presidente da Câmara, uma réplica da lancha poveira.
A noite culminou com o fogo-de-artifício que encheu de brilho e cor o céu na marginal norte.
O Dia de São Pedro ficou ainda marcado pelas celebrações religiosas, Missa e Procissão, e por um Concerto pela Banda de Música da Póvoa de Varzim.
Os seis bairros da cidade voltaram a dançar e a cantar as Marchas de São Pedro, na tarde de domingo, e juntamente com todas as freguesias do concelho exceto Estela, atraíram milhares de pessoas à beira-mar.
A Avenida dos Banhos encheu-se de gente para apreciar a tradição que desfilava ao ritmo de variados cantares, espelhando os “Usos e Costumes” das nossas terras.

Sem comentários:

Enviar um comentário