BALÕES PORTUGAL

.

domingo, 16 de junho de 2013


NUMA TRADIÇÃO DE 50 ANOS, OS MARTELOS DE S. JOÃO
DO PORTO REGRESSAM A SUA FORMA ORIGINAL EM 2013

A empresa familiar Estrela do Paraíso vai relançar o produto no seu formato original, numa parceria com a empresa municipal PortoLazer.


Azul e branco e pequenino. Assim era o martelinho de S. João, quando foi criado em 1963, por Manuel António Boaventura, industrial de plásticos do Porto. A par do balão e do alho-porro, o martelo tornou-se num emblema da festa popular joanina.
Para comemorar os 50 anos de existência, a empresa familiar Estrela do Paraíso vai relançar o produto no seu formato original, numa parceria com a empresa municipal PortoLazer. O neto do fundador e atual proprietário da empresa, Manuel Marinho, lançou o desafio e a Câmara do Porto aceitou.


O número de réplicas de martelos a produzir ainda não foi revelado, mas será uma edição limitada, cujo objectivo principal é a promoção turística do evento e da cidade. Os martelinhos originais vão custar 2 euros e poderão ser comprados nos postos de Turismo do Porto, a partir de Junho.
A inspiração para o martelinho original surgiu de um saleiro-pimenteiro que Manuel António Boaventura vira num restaurante no estrangeiro. Contudo, nos primeiros tempos, o martelo não teve grande sucesso, e poucos eram vendidos.


Os estudantes deram um empurrão na promoção do brinquedo, depois de o terem levado para a rua numa noite de S. João. Um mês antes tinham-no utilizado no cortejo e na Queima das Fitas, por causa do barulho característico que o objecto permitia fazer. Ao longo dos anos as preferências clubísticas, os regionalismos e a concorrência contribuíram para o aparecimento de "novos" martelos – com outras cores, com outros tamanhos e com outras formas.


O relançamento comemorativo do primeiro martelinho de S. João está integrado na programação da Festa de S. João que tem início a 30 de Maio, com a segunda edição do festival Optimus Primavera Sound, e que terminará a 30 de Junho, com a realização do Circuito da Boavista. Durante o mês do Junho vão decorrer ainda a 10.ª edição do Serralves em Festa, de 7 a 9; o espectáculo de encerramento do FITEI – integrado no Ano do Brasil em Portugal -, com a peça Sua Incelença, Ricardo III, a 9 e 10, na Praça D. João I; e ainda a prova de atletismo Corrida de São João do Porto no dia 16, organizada em parceria com a Runporto.

Sem comentários:

Enviar um comentário