BALÕES PORTUGAL

.

sábado, 29 de junho de 2013


FESTAS DE S. JOÃO DO PORTO/2013
“A NOITE MAIS LONGA DA CIDADE INVICTA”


Percorrendo as ruas da cidade do Porto, desde a Foz do Douro, não esquecendo a baixa e terminando na histórica zona das Fontaínhas, o São João foi efusivamente festejado, com milhares de pessoas (muitos turistas estrangeiros) a comemorar o santo padroeiro da Invicta.

Martelos de plástico e alhos-porros para bater na cabeça dos transeuntes, saltar fogueiras (rezam as crónicas que a mãe de São João ateou uma no deserto para anunciar o nascimento do filho) e lançar milhares de balões de ar quente (diz-se que é uma homenagem ao Sol e à chegada do Verão) foram os elementos associados a esta histórica festa e que na noite de 23 para 24 de Junho, obviamente, não faltaram. 

Também não faltou a indispensável sardinha assada na brasa (este ano ao preço mais elevado de que há memória) ementa típica do jantar da noite de S. João, devidamente iluminada pela lua cheia gigantesca que encheu o céu, um fenómeno que só se repetirá daqui a apenas 18 anos.
O ex-libris foi o fogo-de-artifício, à meia-noite, visto das cidades de Porto e Vila Nova de Gaia e a festa terminou - como habitualmente - para os mais jovens, junto ao mar, nas praias da Foz, somente ao nascer do dia.
As imagens que deixamos resgistadas são um resumo destas grandes festividades de 2013, do qual abordaremos com maior desenvolvimento nas futuras postagens, com o desejo de que o S. João do Porto de 2014 seja ainda bem melhor.

“VIVA O PORTO CARAGO”

Sem comentários:

Enviar um comentário