BALÕES PORTUGAL

.

domingo, 16 de junho de 2013


FESTAS DE S. JOÃO DO PORTO/2013
EXPOSIÇÃO “PNEUMÁTICA”
06 de Junho a 05 de Agosto | Porto


Esta iniciativa conta ainda com oficinas práticas e com o lançamento de balões que culminam nas festividades do São João do Porto.

PNEUMÁTICA é uma exposição de esculturas infláveis do artista brasileiro Paulo Paes, resultado de uma pesquisa sobre os balões de papel e seu universo lúdico-tecnológico, a partir  do contato com os mestres baloeiros e com todo o ritual em torno dessa prática nas Zonas Norte e Oeste do Rio de Janeiro, Brasil. Através deste trabalho, o artista resgata e preserva fundamentos de uma tradição enraizada na memória coletiva de ambos os povos – português e brasileiro.
Ao se apropriar das bases técnicas da arte dos balões, Paulo Paes mergulha nas questões puramente espaciais e pictóricas envolvidas, criando objetos infláveis, de caráter efêmero, feitos em papel de seda, dissociados da função original de artefacto voador. São esculturas de escalas variadas, insufladas por ventoinhas, que ao se encherem de ar, ganham volume e ocupam um lugar no espaço, sempre em nome de uma potência estética que se dá nas relações e na vibração das cores.



Paulo Paes nasceu em e viveu em Belém do Pará até os 17 anos. Em 1978, migrou para o Rio de Janeiro, ingressando na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, onde permaneceu como aluno e posteriormente como professor até 1992. Participou de diversas exposições individuais e coletivas. Em 1992, concebeu e coordenou em parceria com Ricardo Basbaum e Ricardo Sepulveda a exposição coletiva “Eco-Sensorial”, no Rio de Janeiro. Em 1991, foi selecionado para expor na “21ª Bienal Internacional de São Paulo”, SP. Em 1984, expôs na coletiva “Como vai você geração 80?”, no Rio de Janeiro.


Das mãos de Ivo Patrocínio, alfaiate e baloeiro carioca, o artista recebeu os fundamentos da arte dos balões – como dobrar, cortar e colar o papel de seda; como calcular o molde.
O exercício e as experiências para transformar o papel em volume flutuante se desdobram em ideias e conceitos de linguagem pessoal ao recombinar forma e cor, opacidade e luminosidade e traz o objeto lúdico coletivo para o chão, impondo-lhe uma gravidade, sem deixar que perca sua grandeza, leveza e simbolismo. Esta liberdade, ao agregar outras formas e códigos de associação estética e criação não abandona, no entanto, o núcleo central, identificado por ele como uma “célula-tronco da cultura popular”, faz do artista uma espécie de extrativista urbano, artesão não especializado, onde as cores vibram e a liberdade poética torna-se produto de uma outra tradição experimental, própria da arte brasileira contemporânea.
Nesse sentido, cabe ressaltar, que a obra de Paulo Paes, em especial seus infláveis, não se limita ao universo da cultura popular. Há uma matriz popular e vetores poéticos fomentados por uma consciência histórica e crítica que não é popular. Na verdade, seus infláveis são o produto de uma tradição experimental da arte contemporânea brasileira que se alimenta de procedimentos, de materiais e, acima de tudo, de uma força poética que nasce do contato estreito com a artesanato popular.


De certo modo, essa confluência do popular, do lúdico e do experimental presente na poética deste artista tem ascendência fundamental e variada na arte do século XX. Está presente, por exemplo, na concepção do “Cabaret Voltaire” dos dadaístas, na obra de Paul Klee, de Kurt Schwiters, do próprio Duchamp e, entre nós, especialmente na obra de Hélio Oiticica.
Ao resgatar e preservar fundamentos tecnológicos e elementos visuais de uma tradição ameaçada de extinção em decorrência dos riscos que a atividade de soltar balões representa, a exposição Pneumática cria uma alternativa para a sobrevivência destas matrizes culturais coletivas, via produção autoral no campo das artes contemporâneas.
O texto crítico de Pneumática é assinado por Luiz Camillo Osorio – crítico de artes, professor de Estética do departamento de Filosofia da PUC-RJ e curador do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM – Rio).  Integram a equipa responsável pela mostra a produtora executiva Rosa Melo (PE), e os Designs Gráficos e de Sinalização Zoludesign/ Luciana Calheiros e Aurélio Velho. A concepção artística, criação e coordenação da exposição é do próprio Paulo Paes.


REALIZADORES
A exposição PNEUMÁTICA, é uma atividade produzida por ROSA MELO PRODUÇÕES LTDA em parceria com SACO AZUL e MAUS HÁBITOS integrada nas atividades do ESPAÇO DE INTERVENÇÃO CULTURAL MAUS HÁBITOS.
Uma iniciativa  cultural promovida no âmbito do ano do Brasil em Portugal, pela Fundação Nacional de Arte - FUNARTE, Ministério da Cultura e Ministério das Relações Exteriores do Governo Brasileiro.
Conta ainda, com o apoio do Governo de Portugal, Direção Geral das Artes - DGARTES, Embaixada do Brasil em Lisboa.

SÃO JOÃO BALOEIRO

6-24 jun I Vários Locais da cidade
Uma proposta de intercâmbio cultural internacional em torno de uma tradição que une Portugal e o Brasil, os Balões de São João, em que o artista Paulo Paes realizará a exposição PNEUMÁTICA e uma série de intervenções urbanas na cidade do Porto e arredores com lançamento de balões solares (sem fogo) em parceria com o baloeiro carioca Luciano Britto, artistas portuenses, bem como a população local, culminando com as festividades do dia de São João.

PROGRAMA: PNEUMÁTICA
6 jun – 5 ago | 2.ª a 4.ª 12:00-20:00 | 5.ª a sáb 12:00-24:00
OFICINA DE CONSTRUÇÃO DE BALÕES
12-21 jun | 2ª a 6ª 17:00-21:00 | Av. dos Aliados (Edifício Montepio), 66/68

Oficina aberta a toda a população.
INTERVENÇÕES URBANAS
23 -24 jun | Vários locais da cidade

• Lançamento de 1 balão solar de 10/12 metros (no âmbito do circuito da Boavista, no dia 23, ou no dia 24 em local e horário a definir)
• Lançamento de 1 balão de 10 metros, com fogo (em local a definir, na noite de S. João)
• Lançamento de 100 balões de 1 metro, com fogo (em local a definir)

ENTIDADES ENVOLVIDAS
A exposição PNEUMÁTICA e todas as atividades paralelas, são produzidas por ROSA MELO PRODUÇÕES LTDA em parceria com SACO AZUL ASSOCIAÇÃO CULTURAL e MAUS HÁBITOS integrada na atividade do ESPAÇO DE INTERVENÇÃO CULTURAL MAUS HÁBITOS.

Uma iniciativa cultural coorganizada na cidade pela CÂMARA MUNICIPAL DO PORTO, através da PORTOLAZER, SACO AZUL ASSOCIAÇÃO CULTURAL E MAUS HÁBITOS ESPAÇO DE INTERVENÇÃO CULTURAL, e promovida no âmbito do ano do Brasil em Portugal pela Fundação Nacional de Arte – FUNARTE, Ministério da Cultura e Ministério das Relações Exteriores do Governo Brasileiro.
Esta atividade conta também com o apoio do Governo de Portugal, Direção Geral das Artes – DGARTES, Embaixada do Brasil em Lisboa.

CONTACTOS
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES NA OFICINA

222 087 268 | 926316813 | producao@maushabitos.com
Contacto do artista Paulo Paes: paes21@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário