BALÕES PORTUGAL

.

domingo, 12 de maio de 2013



RESCALDO DAS COMEMORAÇÕES DA PÁSCOA/2013
BALÃO DA TURMA DA ARCA DE ALVARIM NÃO SUBIU


Embora já tivéssemos divulgado antes do período da Páscoa o lançamento do balão que iria ser efetuado na localidade de Alvarim em Tondela, Viseu, só agora é que recebemos a informação e imagens do acontecimento através das palavras do Sr. Ricardo Varela, membro da Direção da ARCA – Associação Recreativa e Cultural de Alvarim.

Sendo uma tradição da Páscoa existente há vários anos nesta localidade, o balão começou por ser construído algumas semanas antes. É verdade que as condições climatéricas não ajudaram muito, onde não faltou a chuva e vento desde o início do ano e lançar um balão nestas circunstâncias é bem arriscado. Com o tempo muito instável, a equipa de baloeiros da ARCA tentou criar uma saída para que principalmente a chuva não estragasse o momento dos mais aguardados nas celebrações da Páscoa, o lançamento do seu balão de ar quente.
"De facto, a intenção foi boa mas, não conseguimos o efeito desejado".
Nas palavras do Sr. Ricardo Varela, membro da direção da ARCA-Alvarim, relatou-nos que:


Gostaria de em primeiro lugar apresentar as nossas desculpas a toda a comunidade baloeira que acompanha a nossa tradição através de BalõesPortugal pelo atraso das notícias do nosso balão que infelizmente não chegou a subir, pois rasgou-se algumas vezes durante a fase de lançamento. Segundo a tradição da nossa localidade, o lançamento do balão ocorre sempre a segunda-feira depois do domingo de Páscoa. Este ano e devido a meteorologia prever chuva, resolvemos revestir cada gomo do balão com uma película aderente plastificada transparente, de modo a que o papel de seda pudesse ser protegido e lançado mesmo com algumas pingas de chuva que pudesse surgir na hora do lançamento. Contudo, após o seu enchimento, foram surgindo alguns rasgos no papel (parte interior) e a película aderente no exterior começou por derreter-se, fazendo com que surgissem outros rasgos. Optamos por desistir de remendar os rasgos na película aderente, pois em tempo real e sendo a primeira vez que usamos esta estratégia, não foi fácil.
Assim, o balão que por duas vezes quase teve sustentação para subir, devido aos vários rasgos que foram fatais, acabou por não conseguir sair das nossas mãos.
Não se queimou mas, ficou a experiencia da inovação de termos revestido cada face do balão com película aderente para resistir as pingas de chuva.
Esperamos que para o próximo ano, S. Pedro ajude-nos e traga-nos o sol habitual que tão bem ajuda ao lançamento do balão, pois a tradição terá continuidade nas próximas comemorações da Páscoa.
Agradecemos no entanto ao BalõesPortugal por nos ajudar a divulgar esta nossa tradição do balão de ar quente durante a Páscoa na nossa comunidade”.


A equipa de BalõesPortugal, lamentando pelo acontecido, agradece a toda equipa da Turma da ARCA de Alvarim pelo contributo na prática e valorização da nossa arte e tradição dos balões sãojoaninos de papel de seda no nosso país, lembrando que estamos sempre ao dispor para divulgação de futuros lançamentos da vossa equipa.
Aproveitamos para publicar algumas imagens da fase de construção e lançamento do balão da Turma da ARCA-Alvarim que infelizmente não aconteceu, desejando que as festividades da Páscoa de 2014 voltem a ser abrilhantadas, desta vez com sucesso pelo tradicional balão de ar quente. 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário