BALÕES PORTUGAL

.

terça-feira, 16 de abril de 2013


BALOEIROS DO BRASIL UNEM-SE PARA DEFENDER A TRADIÇÃO DO BALÃO SÃOJOANINO
(LEI FEDERAL PRESTES A SER UMA REALIDADE)

As entidades SAB – Sociedade Amigos do Balão do estado do Rio de Janeiro, SAPEC – Somos Arte Papel e Cola do estado do Paraná e representantes baloeiros do estado de São Paulo, realizaram em 06 de Abril de 2013 uma reunião no gabinete do Deputado Hugo Leal – PSC do Rio de Janeiro com a presença de uma equipa técnica onde foi discutido o texto do projeto de lei já elaborado pelas associações e representantes baloeiras, do qual foi ajustado nos moldes técnicos pelo assessor jurídico. Após cinco horas de debate ficou assumido o compromisso do deputado pela causa, onde provavelmente até julho de 2013, o projeto estará pronto, esperando que depois seja aprovado no parlamento em Brasília.
Embora não tenham sido dados detalhes do projeto, foi adiantado que nele estarão garantidos o “balão sãojoanino” como parte integrante das festas dos santos populares (St. António, S. João e S. Pedro) e consequentemente considerado património do folclore no Brasil.
Os responsáveis pelas associações baloeiras informaram a todos os baloeiros comprometidos com esta causa, que “todos estão trabalhando para a tão sonhada regulamentação, onde apesar de sermos uma pequena parte desta caminhada, iremos precisar de muito mais depois que o projeto de fato comece a tramitar em Brasília. Por isso, todos os líderes e integrantes das equipas e turmas baloeiras devem se preparar, pois teremos de mostrar toda a nossa força em várias frentes”
A equipa de BalõesPortugal se solidariza com todas as entidades baloeiras do Brasil, desejando que a liberação do balão sãojoanino se torne uma realidade e seja aprovada por lei o mais breve possível, valorizando assim esta tradição popular que por nós foi introduzida no país-irmão.

Sem comentários:

Enviar um comentário