BALÕES PORTUGAL

.

sábado, 2 de março de 2013


TURMAS “INTERA RIO” E “2 GÉNIOS” REALIZARAM O 1º FESTIVAL DE BALÕES SÃOJOANINOS ECOLÓGICOS NO RIO DE JANEIRO


São imagens espetaculares que nos chegaram em mãos e da qual fazemos gosto em publica-las. Trata-se do 1º Festival de Balões Sãojoaninos ecológicos que foi realizado no passado dia 17 de Fevereiro de 2013 na localidade de Serra Alta, cidade de Campo Grande, no estado do Rio de Janeiro – Brasil.
O evento teve a organização de duas equipas baloeiras das mais credenciadas neste estado. Em conjunto, as Turmas “INTERA RIO” e “2 GÉNIOS” tiveram por contratempo as más condições climatéricas que fizeram adiar por alguns fins de semanas a realização do festival. Felizmente no dia 17 de Fevereiro o tempo se firmou, sendo a sua realização foi confirmada alguns dias antes. Participaram no festival várias equipas e turmas baloeiras pertencentes ao Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, que trouxeram vários balões construídos em papel de seda fino, com a particularidade de os mesmos serem considerados balões ecológicos, pois foram lançados só com o enchimento proporcionados através de ar quente, não contento assim as tais mechas acesas. Naturalmente, os balões insuflados foram contemplados com a ajuda do sol que os manteve com o ar aquecido por indeterminado tempo. Alguns especialistas da matéria também batizaram estes aeróstatos como balões solares, pois os mesmos só conseguem ter êxito se o lançamento decorrer durante o dia com a presença do sol.
Como os lançamentos de balões através de mechas acesas estão proibidos por lei no Brasil, esta tem sido uma das poucas soluções para que seja autorizado a realização destes festivais. Recentemente foi liberado por lei a permissão para o lançamento de balões solares ecológicos. Mesmo assim, ainda continuam a ser lançados muitos balões com mecha acesa contrariando assim a lei de proibição que foi decretada injustamente pelo governo brasileiro, que não se preocupou em respeitar uma tradição com séculos de existência e do qual faz parte da História desta nação. A mesma tradição é praticada em mais de setenta países, sendo o Brasil o único país do mundo que proíbe o lançamento de balões por meio de mecha acesa.
Este primeiro festival realizado nesta região “carioca” foi contemplado com belíssimos balões que levaram bandeiras e outros adereços, colorindo durante algumas horas o local de lançamento, bem como o céu azul que se fez sentir nesse dia. O espetáculo foi presenciado por milhares de pessoas que se deslocaram ao local para apreciar o espetáculo proporcionado por dezenas de balões que coloriram uma vez mais os céus do Rio de Janeiro.
A boa organização e o bom ambiente vivido neste festival, deixaram boas perspetivas e abriram as portas para que em breve possa ser realizado um 2º festival.
Para além das fotos que publicamos, poderá também reviver este festival no vídeo que aqui divulgamos.
VIDEO