BALÕES PORTUGAL

.

segunda-feira, 25 de março de 2013


ESCOLHIDAS AS 10 SARDINHAS QUE VÃO NADAR ATÉ AS FESTAS DE LISBOA/2013


Os vencedores do concurso Sardinhas Festas de Lisboa/2013 já estão escolhidos. De quase 6500 propostas, o júri selecionou dez criações. Entre os vencedores, há uma sardinha-vídeo.
À 3ª edição do Concurso Sardinhas Festas de Lisboa/2013, a organização recebeu exatamente 6446 sardinhas de mais de 3200 candidatos. E cada vez mais internacionais: os criadores estrangeiros representam já 15% da competição, somando-se 53 nacionalidades. A idade dos participantes também tem o seu quê de diversidade: dos 7 aos 92 anos.


A escolha das 10 sardinhas finalistas - que terão direito ao estrelato e a viverem sob os holofotes alfacinhas até ao final das Festas de Lisboa, com epicentro nos santos populares em Junho -, coube a um júri composto por Ana Bacalhau (vocalista dos Deolinda), Luís Alegre, (diretor criativo da Ideias com Peso), Pedro Pires (diretor criativo da Ivity), Jorge Silva (atelier Silva Designers) e Rita Castel-Branco (EGEAC). A grande novidade da seleção é que uma das vencedoras é em formato vídeo. Cada vencedor receberá um prémio no valor de €1000.











Quanto à internacionalização da sardinha, os dados revelados pela organização informa que "nadaram" até Lisboa 209 sardinhas brasileiras, 173 espanholas, 172 italianas, 41 romenas, entre outras vindas de países como a Ucrânia, Sérvia, Angola, Bósnia, Cuba, Índia, Perú, Tailândia, Japão ou China.  











Nos prémios, também se reflete a presença internacional. Além dos vencedores portugueses - Alberto Faria, Bruno Silva, Dário Santos, Hugo Henriques, João Teigas, Leonor Brilha e Susana Marques  -, a lista inclui a  japonesa Yuichi Fukuda, a chilena Paloma Valdívia Barría e o italiano Bernardo Anichini.











Quem tiver curiosidade de ver as sardinhas que ficaram pelo caminho, poderá nadar até ao Facebook, onde já está na grelha uma página (Sardinhas/13 - não oficial) que pretende "dar a conhecer o trabalho de todos os concorrentes do concurso das Sardinhas".  "Partilhem a vossa sardinha e juntem-se ao cardume" é o convite.

Sem comentários:

Enviar um comentário