BALÕES PORTUGAL

.

domingo, 24 de fevereiro de 2013


FESTIVAL DE BALÕES EM AKITA – KAMIHINOKINAI 2013


Os céus da cidade de Semboku, região de Akita, distrito de Nishiki no Japão estiveram com uma luminosidade como se de chamas em luz laranja se tratasse. Tudo isso aconteceu na noite de 10 de Fevereiro de 2013 com a realização do tradicional e famoso festival de balões, mais conhecido pelo Kamihinokinai Festival, onde milhares de pessoas assistiram e comemoraram o evento que se realiza todos os anos nesta data.
Mais de uma centena os balões de papel que foram lançados, levaram mensagens especiais com o pedido de obtenção de uma boa saúde e recuperação do terremoto de 2011 e do tsunami que devastou a região de Tohoku.
Os balões que foram construídos em casas habitacionais por diversos baloeiros, tinham diversas formas e tamanhos, com decorações muito perfeitas, ilustrados com cenas tradicionais e com figuras de guerreiros samurais e mulheres bonitas do período Edo (de 1603 a 1867). Um dos balões levava uma mensagem que dizia “Vá em frente, Tohoku” como forma de celebração da esperança.
Nos dados históricos, não existe documentos por escrito que registem a origem deste festival. A tradição diz que “Hiraka Gennai”, um cientista na era Edo, trouxe balões de papel como uma recreação, aplicando o princípio de balões de fogo, quando visitou esta área para dar orientação técnica para uma mina de cobre.
O festival é moldado como uma herança de religião étnica como era anteriormente praticada simultaneamente com o “Mushi Yaki” (ateamento de fogo em palha de arroz empilhadas em campos de arroz, também chamado de “Don-de Yaki” ou “Tempitsu”), a fim de orar pelas colheitas e bem-estar do agregado familiar.
Embora o festival tenha sido suspenso durante o tempo de guerra, os voluntários em Kamihinokinai dedicaram-se a reaviver o festival em Miyata em 1974. Agora, o festival tornou-se um dos festivais de inverno dos mais importantes em Akita com o apoio de sua prefeitura.


Os balões são literalmente feitos de papel. O papel de escrita chegou a ser utilizado uma vez. No entanto, o papel industrial japonês com a largura de cerca de um metro tem sido utilizado em anos recentes, em resposta ao crescimento do tamanho que os balões possuem atualmente. Os modelos lançados no festival de 2013 contaram com tamanhos de 3 a 12 metros de altura. Na noite do lançamento, os mesmos foram insuflados com uma pequena bucha pendurada em bambu de 1 a 3 metros. Quanto a bucha principal ainda foram construídas como antigamente em forma de bola feita por pano e embebido com petróleo.
A construção dos balões começou em meados de Dezembro de 2012, dois meses antes do dia da festa real. No devido tempo, velhos e jovens baloeiros de 8 distritos em Kamihinokinai reuniram-se em cada centro comunitário e trabalharam juntos para completar uma série de operações como cortar e colar o papel, onde antes foi decorado em desenhos com pinturas a mão.
Localizado numa área próxima com grandes indústrias dedicados ao cultivo do arroz e do trabalho florestal, o festival foi muitas vezes utilizado como uma maneira de rezar por boas colheitas em perfeito estado de saúde. Cada pessoa na comunidade transmite os pensamentos e esperanças para os balões de papel na hora de lançá-los ao céu.
Para terminar, as fotos ilustradas dos balões se referem ao evento realizado neste último festival de 2013.