BALÕES PORTUGAL

.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013


TURMAS ART FORCE E CASTELO LANÇAM BALÃO DE 10 METROS EM HOMENAGEM A CARMEN MIRANDA






















Foi um trabalho espetacular realizado em conjunto pelas Turmas ART FORCE e CASTELO do estado de São Paulo no Brasil, que construíram e lançaram no primeiro fim-de-semana de Janeiro de 2013 um balão de 10 metros com bandeira onde o tema se centrou na famosa cantora portuguesa Carmem Miranda. O conjunto balão/bandeira foram decorados com imagens da cantora, uma das musas do meio artístico que fez grande sucesso no Brasil e Estados Unidos.
Maria do Carmo Miranda da Cunha que nasceu em Marco de Canaveses (Portugal) a 9 de fevereiro de 1909 e faleceu em Los Angeles (USA) a 5 de agosto de 1955, mais conhecida como Carmen Miranda, foi uma cantora e atriz luso-brasileira. Sua carreira artística obteve grande sucesso a nível mundial no Brasil e Estados Unidos entre as décadas de 1930 e 1950. Trabalhou na rádio, no teatro de revista, no cinema e na televisão. Chegou a receber o maior salário até então pago a uma mulher nos Estados Unidos. Seu estilo eclético fez com que fosse considerada precursora do tropicalismo, movimento cultural brasileiro surgido no final da década de 1960.
Foram muitos os sucessos musicais que interpretou durante a sua vida profissional e entre marchinhas e sambas, Carmem Miranda também era uma grande defensora das tradições sãojoaninas ou dos santos populares, onde em 10 de Maio de 1935 gravou com a Orquestra Odeon a marcha “Sonho de Papel”, de autoria de Alberto Ribeiro, dedicada a tradição do balão sãojoanino.
Para abrilhantar mais este belo acontecimento, deixamos registados as imagens do lançamento do balão acompanhado pela letra e vídeo-gravação da marcha “Sonho de Papel”, interpretada pela nossa querida Carmen Miranda.
Parabéns as Turmas Arte Force e Castelo por manterem vivas a tradição do balão de S. João.





MARCHA
SONHO DE PAPEL
(Letra)


E um balão vai subindo
Vem caindo a garoa
O céu é tão lindo
E a noite é tão boa
São João, São João
Acende a fogueira
No meu coração

Sonho de papel
A girar na imensidão
Soltei em teu louvor
Um sonho multicor
Oh meu São João

Meu balão azul
Foi subindo devagar
E o vento que soprou
Meu sonho carregou
Não vai mais voltar