BALÕES PORTUGAL

.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

PORTUGAL

BALÕES INVADEM OS CÉUS DE ELVAS
(BALONISMO – 16º FESTIVAL INTERNACIONAL DE BALÕES DE AR QUENTE / 2012)

Elvas recebeu esta terça-feira o primeiro voo do 16.º Festival Internacional de Balões de Ar Quente, iniciativa que conquistou os participantes pela monumentalidade da cidade, classificada este ano como Património da Humanidade, pela UNESCO.Luís Ferreira, piloto de balões de ar quente, explicou que voar sobre a cidade de Elvas é «uma coisa única», considerando que a paisagem e a monumentalidade «é diferente» de toda a região do Alentejo. «Não tem explicação, é um sabor diferente, um Alentejo diferente», disse.
Joaquim Caixeiro, também piloto de balões de ar quente, manifestou a mesma opinião, considerando que voar sobre a cidade de Elvas «é uma beleza» e destacou a monumentalidade das muralhas da cidade raiana. «É um espetáculo», sublinhou.
O Festival Internacional de Balões de Ar Quente - Elvas Património da Humanidade começou no sábado com a participação de cerca de 50 pilotos, oriundos de vários países da Europa, Brasil e África do Sul.
A cidade de Elvas, cujas fortificações foram este ano classificadas como Património da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), acolhe a grande maioria dos voos, que vão decorrer até sábado, enquanto Fronteira e Alter do Chão recebem apenas o festival durante dois dias.
O primeiro voo sobre a cidade de Elvas estava agendado para domingo, mas as condições climatéricas adversas, nomeadamente o vento forte que se fez sentir, levaram a organização a cancelar o voo.
Durante o festival, vai decorrer ainda uma prova de competição «não oficial» em memória de um balonista espanhol, recentemente falecido, que desde a primeira edição do festival marcou presença no evento.
Considerado como um dos melhores festivais de balões de ar quente da Europa, o evento é organizado pela empresa Publibalão.